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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4880
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Soares, Jorge Barbosa | - |
dc.contributor.author | Ary Júnior, Ivan José | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-27T19:30:58Z | - |
dc.date.available | 2013-05-27T19:30:58Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | ARY JÚNIOR, Ivan José. Pavimento intertravado como ferramenta de moderação do tráfego nos centros comerciais de travessias urbanas - estudo de caso Guaiúba, CE. 2007. 208 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4880 | - |
dc.description.abstract | This research is focused on the applicability of interlocked pavement as a tool for traffic calming at commercial centers on urban sections of rural roads. It was researched a way to control vehicle speed on urban sections of rural roads that is also capable of maintaining a controlled speed throughout the critical path where accidents typically occur. The literature review indicated the characteristics and potential application of interlocked pavements, and the needs of urban sections of rural roads concerning speed control. It is evaluated the effect of interlocked pavements on traffic calming and specifically as it applies to urban sections of rural roads. The research was conducted with a group of specialists using the Delphi Technique. Moreover, it was developed a traffic simulator computer program that evaluates the behavior of drivers when passing through sections with either asphalt or interlocked blocks as the surface course. The research indicates a potential application of interlocked pavement as a traffic calming tool at the commercial center located on the urban section of the rural road at Guaiúba town, state of Ceará, on CE 060 highway. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Controle de tráfego | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.title | Pavimento intertravado como ferramenta de moderação do tráfego nos centros comerciais de travessias urbanas - estudo de caso Guaiúba, CE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Dutra, Nadja Glheuca da Silva | - |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho se dedica ao estudo da aplicabilidade do pavimento intertravado como ferramenta de moderação do tráfego nos centros comerciais de travessias urbanas. Estuda-se um tratamento de controle da velocidade para as travessias urbanas que resulte na manutenção da velocidade reduzida ao longo de todo o trecho crítico propício a acidentes de trânsito da travessia urbana, ou seja, nas áreas de centros comerciais. Efetua-se, por meio de uma revisão bibliográfica, o levantamento das características do pavimento intertravado, suas possibilidades de aplicação, e avaliam-se as demandas das travessias urbanas referentes ao controle de velocidade. As técnicas de moderação de tráfego, conhecidas com traffic calming, são avaliadas no contexto da aplicação do pavimento intertravado como ferramenta de moderação de velocidade e a aplicação destes conceitos junto a travessias urbanas. Realizam-se os estudos junto a um grupo de especialistas, utilizando-se a Técnica Delphi. Desenvolve-se ainda um simulador computacional de tráfego com o qual se avalia o pavimento intertravado como moderador de velocidade. Estuda-se o caso da possível aplicação do intertravado como ferramenta de moderação do tráfego no centro comercial localizado na travessia urbana do Município de Guaiúba, no Ceará, na rodovia CE 060. | pt_BR |
dc.title.en | Interlocking pavement as a tool for traffic calming at commercial centers on urban sections of rural roads - case study of Guaiuba, CE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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