Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48789
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Liduína Lopes | - |
dc.contributor.author | Silva, Denize de Melo | - |
dc.contributor.author | Marinho, Gabrielle Silva | - |
dc.contributor.author | Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Lucijane Gomes | - |
dc.contributor.author | Braga, Adriana Eufrasio | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:24:24Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:24:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Liduína Lopes et al. Aprendizagem de matemática: avaliação da Contribuição da seara da ciência UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48789 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de matemática: avaliação da Contribuição da seara da ciência UFC | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo busca avaliar a efetividade dos procedimentos didáticos pedagógicos na aprendizagem em matemática dos participantes dos cursos básicos de Matemática ofertados pela Seara da Ciência da UFC. A relevância da pesquisa consiste na busca da relação do ensino e da aprendizagem, possibilitando maior apreensão dos conteúdos relacionados à disciplina de Matemática pelos alunos participantes do projeto, buscando reflexão e suporte teórico de natureza científica para a melhoria processual das relações de aprendizado. Trata-se de uma abordagem metodológica do tipo exploratória e descritiva na vertente quali-quantitativa, adotando como procedimento técnico o estudo de caso. O lócus da pesquisa constitui-se nas duas turmas no 1º semestre de 2016. Os dados foram coletados através de questionários aplicados aos discentes e monitores assim como um roteiro de entrevistas (diário de campo). Para a análise utilizou-se o software Atlas.ti7 (Computer - Assisted Qualitative Data Analysis Software – CAQDAS e o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)para os dados quantitativos. Verificou-se que 77,5% (n=31) dos participantes concordam que às atividades têm impacto significativo para a aprendizagem, 60% (n=24) que as atividades realizadas são dialogadas e pensadas para um aprendizado dinâmico da Matemática, e 55% (n=22)que estão presentes no dia a dia dos estudantes. Assim, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem, pode-se observar que os alunos acreditam que a Seara da Ciência da UFC tem atendido à aprendizagem da Matemática através das atividades desenvolvidas, bem como na dinâmica dialogada dessas atividades. Conclui-se que o curso básico de Matemática contribui para aprendizagem através do desenvolvimento efetivo das habilidades e potencialidades dos discentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_llalves.pdf | 52,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.