Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48783
Tipo: Resumo
Título : Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade
Autor : Freitas, Luisa Carla Silva de
Tavares, Yãnsley André Sena
Coutinho, Bernardo Diniz
Palabras clave : Terapias complementares;Obesidade;Auriculoterapia
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : FREITAS, Luisa Carla Silva de; TAVARES, Yãnsley Andre Sena; COUTINHO, Bernardo Diniz. Perfil das publicações científicas em auriculoterapia na obesidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumen en portugués brasileño: INTRODUÇÃO: Sabe-se que a Auriculoterapia é uma Prática Integrativa e Complementar que vem sendo indicada nas políticas publicas de saúde para o manejo da obesidade e de outras condições crônicas, porém, não se conhece o pano de fundo das publicações científicas e nem o tipo de evidência que podem embasar a implementação desta terapia nas estratégias do Sistema Único de Saúde. OBJETIVO: Conhecer as características das revistas científicas que avaliaram o uso da Auriculoterapia no tratamento da obesidade. METODOLOGIA: Foi realizada busca nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs e PeDro com as seguintes combinações de descritores Obesity AND auriculotherapy; Obesity AND ear acunpucture; Obesity AND auricular acunpucture e Obesity AND auricular acupressure,por dois avaliadores independentes, sendo considerado os estudos publicados até 2015. RESULTADO: O uso da auriculoterapia no tratamento da obesidade vem sendo relatado na literatura científica deste 1975, apresentando uma ascensão a partir de 1985. O fator de impacto das revistas variaram de bom 2.032 (J. Womens Health - inglês) a ruim 0.19 (Zhongguo Zhen Jiu - chinês). Os idiomas de publicações com mais comuns foram o inglês, chinês, coreano, japonês, polonês e sueco. Os tipos de estudos mais prevalentes foram os ensaios clínicos controlados aleatorizados e as revisões sistemáticas, podendo-se notar uma tendência a padronização na utilização de pontos auriculares como o fome, estômago e baço. CONCLUSÃO: Há uma tendência na publicação de estudos experimentais sobre Auriculoterapia em periódicos de língua inglesa e oriental, com bom fator de impacto, e que podem ser evidenciados nos documentos editados pelo Ministério da Saúde brasileiro juntamente com a indicação do seu grau de recomendação.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48783
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_lcsfreitas.pdf51,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.