Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48715
Tipo: | TCC |
Título: | Estudo da visão e concepção de interdisciplinaridade dos professores e formandos de química da Universidade Federal do Ceará |
Título em inglês: | Study of the vision and conception of interdisciplinarity of teachers and graduates of chemistry at the Federal University of Ceará |
Autor(es): | Oliveira, João Pedro da Silva |
Orientador: | Lopes, Gisele Simone |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade;Metodologia de Ensino;Química |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | OLIVEIRA, João Pedro da Silva. Estudo da visão e concepção de interdisciplinaridade dos professores e formandos de química da Universidade Federal do Ceará. 2017. 45 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | A interdisciplinaridade tem sido amplamente incentivada diante da atual necessidade de formação de um indivíduo crítico e atuante em sociedade. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNEM) a interdisciplinaridade mostra-se como ferramenta indispensável na educação brasileira, sendo de extrema importância que os docentes brasileiros tenham entendimento de seu conceito, metodologia e utilização. Diante disse, esta pesquisa buscou analisar a visão e concepção dos professores de Química da rede estadual de ensino de Fortaleza, especificamente da Regional III, como também dos universitários formandos do curso de Química Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa consistiu na elaboração de um questionário que contemplasse o conceito do termo interdisciplinaridade, o modo de utilização dessa ferramenta, e as possíveis dificuldades enfrentadas para a aplicação da mesma. O questionário foi distribuído na forma online, pela ferramenta google forms, para os professores da rede estadual de ensino, e fisicamente para os estudantes da UFC. Analisando os resultados, pode-se observar que os professores da rede estadual da Regional III de Fortaleza, não demonstraram conhecimento de forma integral do conceito de interdisciplinaridade, e consequentemente, de sua metodologia de aplicação. Por outro lado, 58% dos formandos da UFC demonstraram o conhecimento do conceito de forma integral de interdisciplinaridade e de sua aplicação. Concluindo, observa-se que os professores da rede estadual possuem uma deficiência quanto ao tema interdisciplinaridade enquanto que os futuros possíveis professores advindos da UFC estão mais propícios a desenvolver melhores projetos interdisciplinares. |
Abstract: | Interdisciplinarity has been widely encouraged in front of the current need for the formation of a critical and active individual in society. According to the National Curricular Parameters (PCNEM), interdisciplinarity is an indispensable tool in Brazilian education, and it is extremely important that Brazilian teachers have an understanding of its concept, methodology and use. This research sought to analyze the vision and conception of the chemistry teachers of the Fortaleza state education network, specifically the regional III, as well as the undergraduate students of the chemistry course at the Universidade Federal do Ceará (UFC). The research consisted in the elaboration of a questionnaire that contemplated the concept of the term interdisciplinarity, the way of using this tool, and the possible difficulties faced for its application. The questionnaire was disseminated online for the teachers of the state education network, and physically for UFC students. Analyzing the results, it can be observed that the teachers of the state network of the Fortaleza region III did not demonstrate an integral knowledge of the concept of interdisciplinarity and, consequently, of its application methodology. On the other hand, 58% of UFC graduates demonstrated their knowledge of the concept of an interdisciplinary approach and its application. In conclusion, it is observed that the teachers of the state network have a deficiency when it comes to interdisciplinarity, while future prospective teachers coming from the UFC are more likely to develop better interdisciplinary projects. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48715 |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_jpsoliveira.pdf | 978,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.