Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48684
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neri, Francisco Alonso Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T16:16:01Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T16:16:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | NERI, Francisco Alonso Barbosa. Quimictubers: pibiinternetizando uma sala de aula. 2017. 54 f. TCC (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48684 | - |
dc.description.abstract | This monograph presents the results of an educational research at the “Justiniano de Serpa” State School in Fortaleza, Ceará, with three classes of high school students, from 2014 to 2016. This work based on meaningful learning, proposed the video in the You Tube application as didactic tools for the teaching of Natural Sciences, seeking a reflection on their potential in the construction of chemical concepts. The laboratory utensils video was produced in two parts with the help of four high school students. The purpose of this work was to establish an affective experience between students and teachers, creating an environment conducive to meaningful laboratory learning, where group members could develop attitudes of cooperation, mutual respect, complicity, friendship among others. This work has an innovative character about the possibilities of teaching and learning chemistry through the Internet, enabling the students involved in the project to improve their relationships with the discipline, colleagues and teachers. The engagement in the project has generated students a more responsible use in social networks and made them builders and disseminators of their own knowledge as well as others. Helping to propagate that digital space is a precious tool in the diffusion of knowledge, not only in relation to chemistry, but in any other area or discipline that is hard to apply. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Mídias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta Didática | pt_BR |
dc.title | Quimictubers: pibiinternetizando uma sala de aula | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente monografia apresenta os resultados de uma pesquisa educacional na Escola Estadual “Justiniano de Serpa” no município de Fortaleza, Ceará, com três turmas de alunos do ensino médio, entre os anos de 2014 a 2016. Este trabalho pautado na aprendizagem significativa, propôs o vídeo no aplicativo You Tube como ferramentas didáticas para o ensino de Ciências Naturais, buscando uma reflexão sobre suas potencialidades na construção de conceitos químicos. O vídeo utensílios de laboratório foi produzido em duas partes com auxílio de quatro estudantes do ensino médio. O intuito deste trabalho foi estabelecer uma experiência afetiva entre alunos e professores, criando um ambiente favorável à aprendizagem significativa em laboratório, onde os integrantes do grupo pudessem desenvolver atitudes de cooperação, respeito mútuo, cumplicidade, amizade dentre outros. Este trabalho tem caráter inovador sobre as possibilidades de ensinar e aprender Química através da Internet, propiciando aos alunos envolvidos no projeto aperfeiçoarem suas relações com a disciplina, colegas e docentes. O engajamento no projeto gerou nos estudantes um uso mais responsável nas redes sociais e os tornaram construtores e disseminadores do próprio conhecimento, assim como dos outros. Ajudando a propagar que o espaço digital é uma ferramenta preciosa na difusão do saber, não apenas em relação à Química, mas de qualquer outra área ou disciplina que se aplique com afinco. | pt_BR |
dc.title.en | Quimictubers: PiperInternetting a Classroom | pt_BR |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_fabneri.pdf | 16,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.