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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBrasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa-
dc.contributor.authorCosta, José Francisco Gomes-
dc.date.accessioned2019-12-17T14:40:56Z-
dc.date.available2019-12-17T14:40:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA, José Francisco Gomes. Concepções sobre a química na comunidade surda: análise na Universidade Federal do Ceará e em escolas adjacentes. 2017. 83 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48677-
dc.description.abstractEducation is an universal right; thus, barriers encountered between individuals and knowledge must be understood and deconstructed because access to education needs to be effective. This belief is raised in a wide range of educational documents. For the Deaf Community, education comes through several historical struggles. In addition to the education claim itself, there was (until nowadays) a claim for the recognition of sign language in education (and in the society in general). In this context, this work aims to investigate conceptions within and outside the Deaf Community about Chemistry. The analysis occurs with Deaf students and hearing people who can have some relation with Deaf students at the educacional space. This work has a beginning wich tries to converge Deaf Studies and Chemistry through bibliographic research. Universidade Federal do Ceará (university in the brazilian city of Fortaleza) is the first place where this research happens. After, some schools with Deaf students (nearby the university) are observed. There is conceptions of five groups: Chemistry students (novice students and students who are close to graduation), Deaf students, a teacher who has Deaf Students in the class and a sign language interpreter. This investigation has graphics and its analysis, these data come from questionnaires and interviews. The main purpose of this study is to bring an overview about Chemistry Teaching (in bilingual spaces, where sign and oral languages are used with priority to sign language) to the Deaf Community. Hence, Chemistry teaching for the Deaf People is potentially explored. This situation brings two things: a study model for future research in different geographic areas and a view about main conceptions from the schoolar space wich contains the Deaf Community, in a specific region. In general, a communication difficulty was present in such community and this difficulty is motivating for future research with experimental actions that work with such a question through a visual pedagogy. This pedagogy was also a continuous result in this work through the collection of data with the aforementioned publics. Finally, in general, the counterpoint between incoming and outgoing students shows that many of the dogmatic stances that wound the identity of the Deaf are in the process of deconstruction through the journey of the academic journey. These scores fulfill the objectives of the work and reveal a picture about the perspectives of academic people about the Deaf Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação Bilíngue para Surdospt_BR
dc.titleConcepções sobre a química na comunidade surda: análise na Universidade Federal do Ceará e em escolas adjacentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação é direito universal; dessa forma, barreiras encontradas entre os indivíduos e o conhecimento devem ser entendidas e descontruídas para que o acesso à educação seja efetivo. Tal crença é suscitada por uma vasta gama de documentos educacionais. Para a Comunidade Surda, a educação vem através de inúmeras lutas históricas. Além da busca pela educação propriamente dita, houve (e ainda há) a busca pelo reconhecimento da língua de sinais na educação (e na sociedade de um modo geral). Nesse contexto, este trabalho objetiva investigar as concepções acerca da disciplina de Química na Comunidade Surda e também fora dela. A análise é de opiniões por parte de Surdos e de ouvintes que possam ter alguma relação com Surdos no âmbito escolar. Em pesquisa bibliográfica, esta obra se inicia a embasar a convergência entre os Estudos Surdos e a Química. O espaço da Universidade Federal do Ceará é o primeiro dentre os analisados e, posteriormente, algumas escolas nas adjacências (que possuem estudantes Surdos). As opiniões coletadas são de cinco grupos: de acadêmicos do curso de Química (novatos e formandos), de estudantes Surdos, de uma docente que possui estudantes Surdos em sala de aula e de uma tradutora-ínterprete de língua de sinais. A metodologia investigativa envolve produção e análise de gráficos a partir de questionários e entrevistas. A principal finalidade dos trabalhos é propiciar à Comunidade Surda um panorama acerca do ensino de Química em espaços bilíngues de ensino (que usem a língua oral e a língua de sinais, dando primazia à sinalização). Desta forma, a educação de surdos no que diz respeito ao ensino de Química, é potencialmente explorada, gerando um modelo de estudos para investigações futuras em outras áreas geográficas e uma visão das atuais concepções da comunidade escolar acerca de problemáticas educacionais no espaço pedagógico que contém a Comunidade Surda de uma dada região. De um modo geral, foi constatada uma dificuldade de comunicação presente em tal comunidade e esta dificuldade é motivadora para pesquisas futuras com ações experimentais que trabalhem com tal questão através de uma pedagogia visual. Esta pedagogia também foi resultado contínuo nesta obra através da coleta de dados com os públicos supracitados. Por fim, de um modo geral, o contraponto entre estudantes que entram e que saem do ambiente acadêmico mostra que muitas das posturas dogmáticas que ferem a identidade dos Surdos estão em processo de desconstrução através do caminhar da jornada acadêmica. Tais pontuações cumprem os objetivos da obra e revelam panorama sobre perspectivas sobre a Educação de Surdos.pt_BR
dc.title.enConceptions about chemistry in the deaf community: analysis at the Federal University of Ceará and adjacent schoolspt_BR
Aparece en las colecciones: QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

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