Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Maria Elisabeth Pinheiro-
dc.contributor.authorMelo, Fábio Barbosa-
dc.date.accessioned2013-05-22T14:31:56Z-
dc.date.available2013-05-22T14:31:56Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMELO, F. B. Proposição de medidas favorecedoras à acessibilidade e mobilidade de pedestres em áreas urbanas. Estudo de caso: o centro de Fortaleza. 2005. 173 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4845-
dc.description.abstractWalk is the most used transportation mode by people in urban areas. However, the public space adapted for the use of fast modes, mostly automobiles, restricts this basic capacity of the people and turning walking into dangerous activity, due to vulnerability of the human body in collisions. This fact is proven by the high number of accidents with fatal victims involving pedestrians. The precarious conditions available for walkers in Brazilian cities, and in cities of the developing countries, hinder the pedestrians' accessibility and mobility, influencing in the process of social exclusion and in indicators like unemployment, illiteracy and malnutriti on. On the other hand, there are examples of actions implanted in Brazilian cities and abroad, to improve the condition of the walk in urban areas, and to attract more people to use this transport way. These actions can be adapted and applied in places with lacks in this kind of action type. This work has as objective to propose measures to improve the pedestrians' accessibility and mobility in urban areas, considering the interaction among the elements of the system of transports: the man, the road, the urban space and the vehicle, in the fields of the planning and of the public politics, of the infra-structural and operational projects and of the legislation (circulation’s control and operation). This way, it is possible to identify the pedestrians' difficulties and to define actions to contribute in the reduction of the number of pedestrian’ crashes and to increase the walkway’s conditions in urban areas. In this work, the proposals are defined to the Central Area of Fortaleza, C.E., Brazil, as implantation example.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectPedestrespt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectÁreas urbanaspt_BR
dc.subjectTrânsito urbanopt_BR
dc.subjectRegiões metropolitanaspt_BR
dc.titleProposição de medidas favorecedoras à acessibilidade e mobilidade de pedestres em áreas urbanas . Estudo de caso : o centro de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCaminhar é o modo de transporte mais utilizado por pessoas em áreas urbanas. No entanto, o espaço público, atualmente adaptado para a utilização de modos mais velozes, faz com que essa capacidade básica do ser humano se torne uma atividade perigosa, tendo em vista a vulnerabilidade do corpo quanto aos impactos das colisões. Este fato é constatado pelo elevado número de acidentes com vítimas fatais envolvendo pedestres. As condições ofertadas para o deslocamento de pedestres em cidades brasileiras, e em cidades dos países em desenvolvimento, dificultam a acessibilidade e a mobilidade daqueles que dependem deste meio para realizarem suas atividades, trazendo prejuízos que influenciam no processo de exclusão social e em indicadores como o desemprego, o analfabetismo e a desnutrição. Por outro lado, há exemplos de ações práticas, capazes de melhorar o desempenho do potencial de caminhada em áreas urbanas, e atrai r mais pessoas para utilização rotineira deste modo de transporte, sendo implantadas em cidades do Brasil e do exterior, podendo ser adaptadas e aplicadas em áreas urbanas com carências neste tipo de ação. Este trabalho tem como objetivo propor medidas favorecedoras à mobilidade e acessibilidade de pedestres em áreas urbanas, levando em consideração a interação entre os elementos do sistema de transportes: o homem, a via, o espaço urbano e o veículo, nos campos do planejamento e das políticas públicas, dos projetos infraestruturais e operacionais e da legislação (controle e operação). Desta forma, é possível identificar as principais dificuldades referentes à situação dos pedestres e definir um conjunto de ações que podem contribuir na redução do número de atropelamentos e no aumento dos deslocamentos a pé em áreas urbanas. No presente trabalho, o conjunto de propostas é definido, a título de exemplo o de implantação, para o Centro da Cidade de Fortaleza – CE.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_dis_fbmelo.pdf5,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.