Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48445
Tipo: TCC
Título: Observações gerais sobre a biologia, ecologia e reprodução em cativeiro do camarão pitu, Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758) (Crustacea Decapoda Palaemonidae)
Autor(es): Silveira, Marco Antonio Moreira
Orientador: Fausto Filho, José
Palavras-chave: Camarões
Data do documento: 1982
Citação: SILVEIRA, Marco Antonio Moreira. Observações gerais sobre a biologia, ecologia e reprodução em cativeiro do camarão pitu, Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758) (Crustacea Decapoda Palaemonidae). 1982. 37 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1982.
Resumo: O presente trabalho tenta de uma maneira preliminar dotar os estudantes do Curso de Engenharia de Pesca, de alguma base que sirva para futuras pesquisas, de um modo mais amplo no aproveitamento dos recursos biológicos aquáticos, no tadamente no campo da aquicultura. Neste subsidio abordou-se temas generalizados sobre alguns aspectos da bi016gia, cool()gia e criação das larvas do camarão pitu, Macrobrachium carcinus (Linnaeus, 1758), tambc'm alguns parâmetros de natureza físico-químicos e biolOgicos de uma colegEo d'água denominada Lagoa Barra Nova, localizada nas proximidades de Fortaleza, no distrito de Icaral, no município de Caucaia. Dos dados observados durante um período de tres meses (setembro a novembro) conseguiu-se alguns resultados que passamos a destacar como principais os seguintes aspectosz 1 - As concentraç6es dos elementos físico-qu.fmicos pesquisados, em nenhuma ocasião mostraram-se prejudiciais aos componentes do bi6topo aquLico estudado; 2 - baixa visibilidade da Lagoa Barra Nova 6 de vido a presença de material em suspensão (argila) e não de vido a riqueza de organismos planctOnicos. L lagoa pode ser considerada como um ecossistema de baixa produtividade devi do a defici'6ncia do plgncton, sobretudo no aspecto quantitativo; 3 - L fauna do local analisado 4 diversificada pois foram encontradas cinco espécies de camaracs e 14 espécies de peixes; 4 - 0 camarão pitu tem um período de duração do desova em geral de quatro horas, mas algumas femeas realizam suas desovas totais com interrupção entre duas noites consecu tivas; 5 - Ls larvas do camarão pitu comportaram-se melhor am uma salinidade de 18 0/00. Nesta salinidade muitas larvas, cerca de 20%9 chegaram ao quinto estégio no 192 dia de cul tivo e algumas delas atingiram o sexto est6gio no 232 dia. No 262 dia todas pereceram, provavelmente devido a presença de substgncias tOxicas na água ou devido deficiência da dieta oferecida.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48445
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_tcc_mamsilveira.pdf34,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.