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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLoiola, Adonay Rodrigues-
dc.contributor.authorSousa, Allandeiverson Santos de-
dc.date.accessioned2019-12-12T14:08:25Z-
dc.date.available2019-12-12T14:08:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUSA, Allandeiverson Santos de. Utilização de aplicativos móveis para melhor compreensão dos assuntos de geometria molecular, polaridade e forças intermoleculares, no contexto de aprendizagem significativa. 2019. 78 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48432-
dc.description.abstractDigital Information and Communication Technologies (DICTs) appear as a way of demystifying Chemistry that is considered by the students of High School, one of the contents most difficult to be understood. This problematic may be related to the fact that some contents is subject to the analysis of microscopic data, making difficult the understanding of certain phenomena and visualization of the molecules. Considering that, a search for new educational software (mobile learning) that focus on teaching of chemistry, has been growing in the present day. These applicative in conjunction with the active methodologies assists in the understanding of the how to behave a certain geometry in the space, making a class become more interesting and attractive for the student. Moreover, the ability to understand a primordial part of chemistry which molecular geometry, since from this subject one can include others such as: dipole moment and intermolecular forces. The research aimed to develop a study related to technology and classroom allows students to learn through the use of mobile applications, the themes of molecular geometry, dipole moment and intermolecular force having as methodological proposal active learning and mobile leaning. The school that applied this research was Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra focusing on 3rd students of High School. Initially, an initial questionnaire applied and an interview with the students, after that was given a totally expositive class on the themes, and finally, the last meet with students, was used the applications and then was applied the final questionnaire. From the data collected in the interview and results obtained from the questionnaires, it was verified that the students had a more effective learning, using the mobile phone and the methodologies addressed of the content molecular geometry as well as presented an evolution in the definition of the concepts of dipole moment and intermolecular forces.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectGeometria Molecularpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleUtilização de aplicativos móveis para melhor compreensão dos assuntos de geometria molecular, polaridade e forças intermoleculares, no contexto de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) surgem como forma de desmistificar a disciplina de Química que é considerada, pelos estudantes do Ensino Médio, uma das mais difíceis de ser compreendida. Essa problemática pode estar relacionada com o fato de que muitos assuntos dessa Ciência se tratarem de aspectos microscópicos, dificultando a compreensão de determinados fenômenos e visualização das moléculas. Dentro dessa perspectiva, a busca por novos softwares educacionais (mobile learning) que tenham como foco conteúdos de Química, vêm crescendo gradualmente nos dias atuais. E esses aplicativos têm se mostrado bastante efetivos, quando utilizados, para demostrar como as moléculas se posicionam no espaço, fazendo com que a aula se torne mais interessante e atrativa para o estudante. Além do mais, o capacita para entender essa parte primordial da química que é a geometria molecular, pois a partir desse assunto pode-se englobar outros conteúdos como: polaridade e forças intermoleculares. Neste trabalho apresenta um estudo qualitativo relacionado a tecnologia e a sala de aula visando facilitar à aprendizagem dos estudantes, através da utilização de dois aplicativos móveis, referentes a tema de geometria molecular, polaridade e forças intermoleculares, tendo como propostas metodológicas a aprendizagem significativa e mobile learning. A análise foi realizada na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, aplicada a alunos do 3° ano e foi constituída em três encontros. No primeiro encontro foi dividido em duas etapas, à aplicação de um questionário de sondagem e uma entrevista, já no segundo encontro foi ministrado uma aula totalmente expositiva utilizando o método de ensino tradicionalista para explanação dos temas e por fim, no terceiro encontro os alunos fizeram o uso dos aplicativos revisando o conteúdo visto e foram sujeitos à outro questionário. A partir dos dados coletados na entrevista e resultados obtidos dos questionários, verificou-se que os alunos tiveram uma aprendizagem mais efetiva, utilizando os apps e das metodologias abordadas, quanto ao conteúdo de geometria molecular. Da mesma forma apresentaram uma evolução significativa na definição dos conceitos de polaridade e forças intermoleculares.pt_BR
dc.title.enUsing mobile applications to better understand the subjects of molecular geometry, polarity and intermolecular forces in the context of meaningful learning.pt_BR
Aparece en las colecciones: QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

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