Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48423
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Ascânio Dias | - |
dc.contributor.author | Lopes, João Victor Regis | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T13:35:21Z | - |
dc.date.available | 2019-12-12T13:35:21Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, J. V. R. Propostas de termodinâmica para os ensinos fundamental e médio. 2019. 42 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48423 | - |
dc.description.abstract | In this paper, we propose the use of experiments related to thermodynamics, such as an additional tool for use in the classroom. With the proposal of practical scripts for a better use of practical experiments. We also present simulations that address themes related to thermodynamics, as an alternative to practical experiments, because it is not necessary to carry an entire apparatus, which would be necessary in a practical experiment. The paper seeks to define if both can be used together to improve understanding of relevant concepts. Experiments serve as an alternative to the traditional mode of class, to try to bring students a different class than they are used to. Finally, we reported an experiment on the application of these experiments and asked the students about their preference, about the type of class they prefer and if they had understood what was explained in the simulations, and apply exercises related to the theme. The simulations were applied in elementary schools. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Simulações | pt_BR |
dc.subject | Práticas | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Propostas de termodinâmica para os ensinos fundamental e médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho, propomos a utilização de experimentos relacionados com termodinâmica, como uma ferramenta adicional para uso em sala de aula. Com a proposta de roteiros de práticas para um melhor aproveitamento dos experimentos práticos. Apresentamos também simulações que abordam temas relacionados a termodinâmica, como meio alternativo aos experimentos práticos, pois não se faz necessário levar todo um aparato, que seria necessário em um experimento prático. O trabalho busca definir se ambos podem ser utilizados em conjunto para melhorar o entendimento de conceitos relevantes. Os experimentos servem como um modo de aula alternativo ao modo tradicional, para tentar trazer aos alunos uma aula diferente da qual estão acostumados. Por fim, relatamos uma experiência sobre a aplicação desses experimentos e fizemos questionamento aos alunos acerca de sua preferência, com relação ao tipo de aula que preferem e se os mesmos tinham entendido o que foi explicado nas simulações, além de aplicar exercícios relacionados aos temas. As simulações foram aplicadas em escolas de ensino fundamental. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_jvrlopes.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.