Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48407
Tipo: | TCC |
Título : | A monitoria na aprendizagem de estudantes no ensino médio e formação de professores. |
Título en inglés: | High school student learning monitoring and teacher training |
Autor : | Benício, Beatriz Carvalho |
Tutor: | Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da |
Palabras clave : | Monitoria;Química;Ensino Médio;Formação Profissional |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | BENÍCIO, Beatriz Carvalho. A monitoria na aprendizagem de estudantes no ensino médio e formação de professores. 2019. 51 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Devido a Química ser uma disciplina considerada de difícil compreensão, sendo responsável por grande parte dos baixos rendimentos escolares dos alunos, o professor deve buscar métodos didáticos que facilitem seu entendimento. Todavia, com salas de aulas cada vez mais numerosas e várias turmas para ministrar aula, o docente pode não conseguir sozinho proporcionar suporte ao aluno, durante o processo de aprendizagem. A monitoria no ensino médio vem, então, como uma ferramenta de auxílio para professores e alunos. Além disso, pode servir como experiência profissional para estudantes da graduação em processo de formação. Diante disso, o presente trabalho busca analisar como essa atividade extraclasse tem auxiliado no processo de ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Médio e contribuído como espaço de iniciação à docência. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta, questionário direcionado a alunos e monitores, além de uma entrevista realizada com os estagiários. O serviço de monitoria acontecia no contraturno das aulas, para que o aluno pudesse tirar suas dúvidas individualmente ou em grupo. Essa atividade realizava-se dentro do laboratório de Química e com a utilização de um material semelhante ao usado em sala de aula pelos estudantes, fornecido pela própria escola. A partir da análise dos questionários e entrevistas, pôde-se notar os aspectos que necessitam de melhorias, como o horário das atividades e material didático utilizado. Ademais, foram identificados os motivos que levam os alunos a frequentarem ou não a monitoria, além do resultado desta na vida dos alunos e dos monitores. Em síntese, a atividade se mostrou eficaz, já que a partir desta os estudantes conseguiram compreender melhor o conteúdo dado em sala de aula, além de terem desenvolvido capacidade crítica e autonomia. Em relação aos monitores, também mostrou-se ser uma intervenção muito produtiva, visto que trouxe os primeiros suportes e experiências para uma futura profissão no magistério. |
Abstract: | Because of the fact that Chemistry is considered a difficult subject to perceive, and it has been responsible for a large part of the students' low grades, the teacher should seek teaching methods that facilitate their understanding. However, with classrooms with numerous students and various classes to teach, the teacher may not be able to provide support to the students during the learning process by himself. Monitoring in high school then comes as an aid tool for teachers and students. In addition, it can serve as a professional experience for undergraduate students in the practice process. Therefore, the present work seeks to analyze how this extra class activity has aided in the teaching-learning process of high school students and contributed as a space for initiation to teaching. For that, it was used as a data collection method, a questionnaire directed to students and monitors, as well as an interview with the trainees. The monitoring service happened in the different shift of classes, so the students could ask their questions individually or in a group. This activity was carried out inside the Chemistry laboratory and using similar material to that used in the classroom by the students, provided by the school itself. From the analysis of the questionnaires and interviews, it was possible to recognize the aspects that need improvement, like the schedule of the activities and educational material used. In addition, the reasons that lead the students to attend or not to monitoring service, besides the result of this in the students and the monitors' life were identified. In summary, the activity was effective, since from this the students were able to better understand the content given in the classroom, in addition to having developed critical capacity and autonomy. Regarding the monitors, it also proved to be a very productive intervention, since it brought the first supports and experiences for a future position in the teaching field. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48407 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_bcbenício.pdf | 771,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.