Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48405
Type: TCC
Title: Noções de pH: uma proposta dialógica para o ensino de química
Title in English: PH notions: a dialogical proposal for chemistry teaching
Authors: Monteiro, Savio de Sousa
Advisor: Queiroz, Fabrício Siqueira
Keywords: Experimentação;Paulo Freire;Ensino de Química
Issue Date: 2019
Citation: MONTEIRO, Savio de Sousa. Noções de pH: uma proposta dialógica para o ensino de química. 2019. 61 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Química é uma ciência experimental. Sendo assim, o uso da experimentação vem sendo apontado, ao longo dos últimos anos, como fundamental na facilitação dos processos de ensino e aprendizagem desta disciplina. Além do favorecimento na maior compreensão de conceitos químicos, há também o interesse na formação de um aluno crítico e que exerça plenamente sua cidadania utilizando-se de um ensino que preze pela democracia e formação cidadã. É impossível falar nesses termos sem citar as práticas de Paulo Freire. Este trabalho vem, por meio de uma proposta dialógica, proporcionar um momento de ensino e aprendizagem de Química, onde estudantes do 2° ano do ensino médio realizaram um experimento investigativo no qual os conceitos de ácidos e bases foram revisados. Além disso, o conceito de pH foi revisado, usando materiais de baixo custo que estão presentes no cotidiano dos alunos. Após recolher os resultados de dois questionários e de avaliar um relatório entregue pelos estudantes com base no experimento realizado, foi possível concluir que os educandos perceberam a importância da experimentação para sua aprendizagem. De posse desses resultados, foi possível constatar que os alunos preferem o ambiente do laboratório para as aulas de Química, mas que, mesmo com muita orientação, nem todos compreendem a importância da Química no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isso decorre, provavelmente, em virtude do pouco diálogo e abertura para a construção dos momentos pedagógicos aos quais estão ambientados.
Abstract in Spanish: La Química es una ciencia experimental. Siendo así, el uso da experimentación viene siendo aseñalado, a lo largo de los últimos años, como fundamental en la facilitación de los procesos de enseñanza y aprendizajen de esta disciplina. Además del favorecimiento en la major comprensión de conceptos químicos, hay también el interés en la formación de um alumno critico y que pueda excecer su ciudadania utilizando de una enseñanza que preca por la democracia e formación ciudadana. és imposible hablar en esos termos sin cita las practicas de paulo freire. Este trabajo viene, por medio de una propuesta dialógica, proporcionar un momento de enseñanza e aprendizajen de química, donde estudiantes de lo 2º año de la enseñanza media realizaron un experimento investigativo en lo cuál los conceptos de ácidos y bases y fueron revisados. Además, el concepto de ph fue revisado, usando materiales de bajo costo que están presentes en el cotidiano de los alumnos. Después de recoger los resultados de dos cuestionarios y de evaluar un informe entregado por los estudiantes com base en lo experimento realizado, fue posible concluir que los educando percibieron la importancia de la experimentación para su aprendizaje. En posesión de esos resultados, fue posible constatar que los alunos prefierem el ambiente del laboratorio, para las clases de química, pero que, mismo com mucha orientación, ni todos comprenden la importancia de la química em su desarollo personal y professional. Esto deriva, probablemente, em virtude del poco diálogo y apertura para la construción de los momentos pedagógicos a los cuais están ambientados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48405
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_ssmonteiro.pdf3,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.