Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48391
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Marcus Venicio da Silva | - |
dc.contributor.author | Gomes, Gleiciany Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T19:40:32Z | - |
dc.date.available | 2019-12-11T19:40:32Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Gleiciany Alexandre. Uso da experimentação como ferramenta para o ensino de química em turmas voltadas para o ensino de jovens e adultos. 2019. 44 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48391 | - |
dc.description.abstract | The use of experimentation in teaching science for groups of young and adult education (EJA) is still very scarce. The short period of time for studying all the contents of basic education, as well as the lack of teacher enthusiasm, are some of the reasons for this. Given this context, this work seeks to propose a low cost experimental class, using materials of easy acquisition to start studies on the content of organic functions. Vitamin C was chosen as the generating theme and the proposal was structured in four pedagogical moments. The research was carried out at the Jose de Borba Vasconcelos High School in Integral Time, located in the city of Maracanaú - CE and had as target audience 12 students of the EJA B class. An initial observation of the group was made so that the level of the students was analyzed through an introductory class of the school teacher. In the second moment, the students were offered a survey questionnaire that contained questions about the subject of the experimental class (vitamin C) and about the perspective of these students for the use of experimentation in teaching. In a third moment, a lecture on vitamin C and its properties was given, where an experimental class was applied with the objective of comparing the vitamin C content in different fruits. This stage of the process had the intention of encouraging the students to raise hypotheses and to suggest explanations for the observed events. They also answered questions of satisfaction and all stated in their answers that the use of experimentation in the classroom is of paramount importance for the teaching of chemistry especially for EJA classes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | EJA. | pt_BR |
dc.subject | Experimentação. Vitamina C. | pt_BR |
dc.title | Uso da Experimentação como ferramenta para o ensinode química em turmas voltadas para o ensino de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A utilização da experimentação no ensino de Ciências para turmas de ensino de jovens e adultos (EJA) ainda é muito escassa. O curto período de tempo para que haja o estudo de todo o conteúdo do ensino básico, bem como a ausência do entusiasmo docente são alguns dos motivos para que isso aconteça. Diante desse contexto, este trabalho busca propor uma aula experimental de baixo custo, utilizando materiais de fácil aquisição para iniciar estudos no conteúdo de funções orgânicas. Foi escolhida a vitamina C como tema gerador e a proposta foi estruturada em quatro momentos pedagógicos. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral José de Borba Vasconcelos, localizada na cidade de Maracanaú – CE e teve como público alvo 12 alunos da turma EJA B. Foi realizada uma observação inicial da turma para que o nível dos estudantes fosse analisado através de uma aula introdutória do professor da escola. No segundo momento, foi proposto aos alunos um questionário de sondagem que continha questões sobre o tema da aula experimental (vitamina C) e sobre a perspectiva destes alunos para o uso da experimentação no ensino. Em um terceiro momento, foi ministrada uma aula sobre vitamina C e suas propriedades, onde uma aula experimental foi aplicada com o objetivo de comparar o teor de vitamina C em diferentes frutas. Esta etapa do processo teve o intuito de incentivar os estudantes a levantar hipóteses e sugerir explicações para os eventos observados. No quarto momento os alunos responderam um questionário sobre a prática, demonstrando um bom entendimento do assunto. Responderam também a questões de satisfação e todos expuseram em suas respostas que a utilização de experimentação em sala de aula é de suma importância para o ensino de química, principalmente para turmas EJA. | pt_BR |
dc.title.en | Using Experimentation as a teaching tool for chemistry in youth and adult education classes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_gagomes.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.