Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48388
Tipo: TCC
Título: Aprendizagem baseada em problemas: Metodologia ativa para o ensino da química de polímeros
Título em inglês: Problem-Based Learning: Active Methodology for Polymer Chemistry Teaching
Autor(es): Mendonça, Luan Bastos
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas;Reciclagem;Plásticos;Química de polímeros
Data do documento: 2019
Resumo: Os polímeros estão cada vez mais difundidos em nosso dia-a-dia, pois o seu desenvolvimento trouxe inúmeros benefícios para a sociedade moderna. Estes materiais, devido às suas propriedades, podem ser utilizados em embalagens de produtos comerciais, em fibras de roupas e até em utensílios de cozinha, porém, o seu uso indiscriminado gera resíduos sólidos que passam muitos anos para se degradar e acabam prejudicando drasticamente ao meio ambiente. Este assunto faz parte do conteúdo programático do ensino médio e é de suma importância para a formação cidadã dos estudantes secundaristas, mas nem sempre é ministrado em sala de aula por causa do curto tempo para se ministrar uma vasta quantidade de conteúdos. Por este motivo, este trabalho traz uma proposta de ensino da Química de Polímeros por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que consiste em uma Metodologia Ativa de Aprendizagem (MAA) que surgiu em contraposição ao modelo tradicional de ensino. A realização do trabalho aconteceu em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Fortaleza/CE e para o seu planejamento, foram consultados o Volume 3 de dois livros didáticos de Química. Inicialmente, o professor titular da disciplina ministrou uma aula dialogada para introduzir o tema polímeros que serviu como o ponto de partida para a intervenção didática, onde foi ministrada uma aula expositiva com o objetivo de amadurecer o conceito de polímeros e trazer informações necessárias sobre a classificação e propriedades dos polímeros que seriam úteis para a resolução de uma situação-problema baseada na geração de resíduos plásticos e sua reciclagem. Para a proposição desta situação-problema, foi elaborada uma narrativa contextualizada com a realidade dos estudantes e que contou com o auxílio de um material pedagógico envolvendo experimentação que foi construído para ser utilizado pelos educandos nesta atividade. Em um último momento, foi aplicado um questionário para avaliar o método de aprendizagem, os objetivos da pesquisa e os conceitos químicos que foram aprendidos pela turma sobre polímeros. Em conclusão, observou-se que os estudantes, ao serem informados que iriam resolver um problema, procuraram participar ativamente na aula expositiva e mostraram possuir conhecimentos prévios que foram evidenciados por meio de associações das informações expostas em aula com o seu cotidiano. Os mesmos conseguiram cumprir todas as atividades propostas trabalhando em equipe e de modo colaborativo na resolução do problema. As respostas ao questionário evidenciaram que os educandos aprovaram a metodologia empregada neste trabalho, se mostraram conscientizados sobre a preservação do meio ambiente e que aprenderam com clareza os principais conceitos químicos sobre o conteúdo de polímeros.
Abstract: Polymers are becoming more and more widespread in our day-to-day life, as their development has brought innumerable benefits to modern society. These materials, due to their properties, can be used in packaging of commercial products, in fibers of clothes and even in kitchenware, but their indiscriminate use generates solid residues that spend many years to degrade and end up harming drastically to the medium environment. This subject is part of the programmatic content of secondary education and is of paramount importance to the citizen training of secondary school students, but it is not always taught in the classroom because of the short time to deliver a vast amount of content. For this reason, this work presents a proposal of teaching of Polymers Chemistry through Problem-Based Learning (PBL), which consists of an Active Learning Methodology (ALM) that emerged in opposition to the traditional model of teaching. The work was carried out in a class of 3rd year of high school in a public school in Fortaleza / CE and for its planning, Volume 3 of two textbooks on Chemistry was consulted. Initially, the professor of the discipline taught a dialogic class to introduce the topic of polymers that served as the starting point for the didactic intervention, where an expositive lecture was given with the objective of maturing the concept of polymers and bringing necessary information about the classification and properties of the polymers that would be useful for the resolution of a problem situation based on the generation of plastic waste and its recycling. For the proposition of this problem situation, a narrative contextualized with the reality of the students was elaborated and that counted on the aid of a pedagogical material involving experimentation that was constructed to be used by the students in this activity. At the last moment, a questionnaire was applied to evaluate the learning method, the objectives of the research and the chemical concepts that were learned by the class on polymers. In conclusion, it was observed that students, when informed that they would solve a problem, sought to participate actively in the lecture and showed previous knowledge that was evidenced through associations of the information exposed in class with their daily life. They were able to fulfill all the proposed activities working as a team and collaboratively in solving the problem. The answers to the questionnaire showed that the students approved the methodology used in this work, they were aware of the environmental preservation and they clearly learned the main chemical concepts about the content of polymers. Keywords: Problem-based learning. Chemistry of polymers. Recycling. Plastics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48388
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_lbmendonça.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.