Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48372
Tipo: | TCC |
Título : | Análise da percepção ambiental de estudantes de uma escola urbana da cidade de Fortaleza |
Autor : | Mota, Rodrigo Oliveira |
Tutor: | Verola, Christiano Franco |
Palabras clave : | Percepção de estudantes;Meio ambiente;Educação ambiental |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | MOTA, Rodrigo Oliveira. Análise da percepção ambiental de estudantes de uma escola urbana da cidade de Fortaleza. 2019. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Atualmente vemos uma necessidade de debater questões relacionadas aos problemas ambientais que estamos enfrentando, essas discussões estão presentes em vários setores da sociedade e não é diferente no campo da educação. A partir da problemática ambiental, trabalhos na área estão sendo realizados nos mais diversos espaços, para que tais metodologias tenham êxito no ambiente de ensino formal, é necessário que esses temas sejam abordados de acordo com a realidade do indivíduo. O objetivo deste estudo foi avaliar o aprendizado, a experiência e a percepção de alunos do ensino médio de uma escola urbana de Fortaleza - CE em relação ao meio ambiente, e observar mudanças nessa percepção após o desenvolvimento do projeto. Nesse contexto, estudos de percepção ambiental surgem como um elemento importante, que buscam conhecer como os indivíduos percebem o ambiente onde vivem, possibilitando a realização de trabalhos de acordo com sua realidade. Para a obtenção dos dados se fez uso de questionários que permitiu analisar o grau de conhecimento relacionados a conceitos da temática em discussão, mostrando um pouco a visão de mundo que os alunos têm, servindo assim para nortear o desenvolvimento de futuras intervenções que visem a educação ambiental. |
Abstract: | Nowadays we see the need of debating the questions that are related with the enviromental problems that we are facing, and these discussions are present in several sections of society and it is not different in the educational field. From the enviromental problem, works are being realized in the most diverse spaces, and to make these methodologies succesfull in the formal learning, these themes have to be worked assuming the reality of the individuals. The objective of this study was evaluate the learning, experience and perception of students of the first degree of high school from a public institution of Fortaleza - CE, relationed with natural enviroment, and perceive changes in this perception after the developed project. In this context, studies about enviromental perception are arising as a important element, that is searching know how the individuals perceive their enviroment, making possible the realization of works assuming their own realities. In order to obtain the data, there were used questionnaires that allows the analyze of the knowledge related with the concepts of the discussion theme, and the necessity of the insertion of actions that objectify the local reality change. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48372 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_romota.pdf | 504,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.