Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48328
Tipo: TCC
Título: Abordagem do tema vírus em uma escola pública de ensino médio em Fortaleza
Autor(es): Silva, Jean de Sousa
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Ensino de biologia;Virologia;Livro didático
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Jean de Sousa. Abordagem do tema vírus em uma escola pública de ensino médio em Fortaleza. 2019. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: É notória a importância dos conhecimentos sobre virologia para a formação do estudante da educação básica, dentre muitos fatores notáveis, tem-se a ampla gama de relevâncias que os mesmos proporcionam ao conhecimento humano, como nos serviços ecológicos prestados por esses, aplicações farmacológicas e agronômicas. Entretanto, observa-se a relação microbiologia-doenças bem recorrente na sociedade, o que pode também repercutir em sala de aula, proporcionando uma visão limitada da realidade para os estudantes. Frente a tal problemática, esse trabalho teve como principal objetivo analisar a abordagem do conteúdo referente a vírus e as concepções educacionais de professores sobre esses micro-organismos em uma escola pública de Ensino Médio. Para isso, foi feito uma entrevista semiestruturada com os docentes de Biologia da escola. Também foi feita a análise do livro didático adotado por esta instituição de ensino e utilizado pelos professores para a formulação de suas aulas. Após entrevista, destaca-se que todos os professores afirmaram utilizar o livro didático como principal fonte de pesquisa para suas aulas. Há predominância de aulas expositivas como modalidade didática e tendências em suas concepções sobre vírus com destaque dado pelos mesmos às relações vírus-saúde humana. Ainda em relação ao livro utilizado, o mesmo apresenta pontos positivos como boas imagens ilustrativas e texto adequado ao público a qual atende, mas como pontos negativos há supressão de informações importantes (ex. replicação viral).
Abstract: The importance of knowledge about virology for the education of the basic level student is notorious. Among many notable factors, there is the wide range of relevance that they provide to human knowledge, as in the ecological services provided by them, pharmacological and agronomic applications. However, there is a very recurrent microbiology-disease relationship in society, which may also have repercussions in the classroom, providing a limited view of reality for the students. Faced with this problem, this work has as the main objective to analyze the approach of the content related to viruses and the educational concepts of teachers about these microorganisms in a public high school. For this, a semi-structured interview was made with the school's Biology teachers. It was also made the analysis of the textbook adopted by this educational institution and used by the teachers for the formulation of their classes. After an interview, it is noteworthy that all teachers reported using the textbook as the main source of research for their classes. There is a predominance of lectures such as didactic modality and trends in their conceptions about viruses with emphasis given to the virus-human health relations. Still in relation to the book used, it has positive points as good illustrative images and text suitable for the audience it serves, but as negative points there is suppression of important information (e.g. viral replication).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48328
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_jssilva.pdf258,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.