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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Geraldo Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T11:04:02Z | - |
dc.date.available | 2019-12-11T11:04:02Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Geraldo Augusto. Como aparecer e parecer - aprendendo as relações de cortesia em sociedade. In: ZIERER, Adriana Maria de Souza; BACCEGA, Marcus; VIEIRA, Ana Lívia Bonfim (orgs.). História Antiga e Medieval: ensino, sociedade e cotidiano: diálogos entre o passado e o presente. São Luiz, MA: Editora UEMA, 2019. p. 171-184. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8227-251-0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48326 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UEMA | pt_BR |
dc.subject | Idade Média - História | pt_BR |
dc.subject | Idade Média - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Como aparecer e parecer - aprendendo as relações de cortesia em sociedade | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ensinar e aprender são as bases da educação a qualquer tempo, em qualquer sociedade. Os grupos constitutivos dessas sociedades são responsáveis pela manutenção e perpetuação do sistema educacional, transpondo às gerações os modos culturais de "ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade" (HISTÓRIA, [s.d.], [s.p.]). No processo de sociabilidade, a educação acontece nos espaços de convívio social, para que o indivíduo se adeque à sociedade, ao grupo ou dos grupos à sociedade. A educação deve ser encarada, também, como um "processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos" (IDEM). Esse tipo de educação deve considerar o homem no plano físico e intelectual, fazendo-o consciente e ciente das "possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca" (IDEM). Deve ainda levar em consideração o papel de transformador social para superar outros âmbitos da sociedade: a economia e a política, "buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um: (IDEM).[...] Examinado o fenômeno da educação em termos genéricos, e para que se faça uma alusão ao estudo que pretendo desenvolver aqui, observe-se a questão da educação especificamente na Idade Média, uma vez que os textos que trago aqui foram escritos e publicados nos séculos XV-XVI, quando, de acordo com historiadores, ocorre o dealbar do medievo e o início da Modernidade.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLIT - Capítulos de livro |
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