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dc.contributor.authorFernandes, Geraldo Augusto-
dc.date.accessioned2019-12-11T11:04:02Z-
dc.date.available2019-12-11T11:04:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERNANDES, Geraldo Augusto. Como aparecer e parecer - aprendendo as relações de cortesia em sociedade. In: ZIERER, Adriana Maria de Souza; BACCEGA, Marcus; VIEIRA, Ana Lívia Bonfim (orgs.). História Antiga e Medieval: ensino, sociedade e cotidiano: diálogos entre o passado e o presente. São Luiz, MA: Editora UEMA, 2019. p. 171-184.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8227-251-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48326-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UEMApt_BR
dc.subjectIdade Média - Históriapt_BR
dc.subjectIdade Média - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleComo aparecer e parecer - aprendendo as relações de cortesia em sociedadept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEnsinar e aprender são as bases da educação a qualquer tempo, em qualquer sociedade. Os grupos constitutivos dessas sociedades são responsáveis pela manutenção e perpetuação do sistema educacional, transpondo às gerações os modos culturais de "ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade" (HISTÓRIA, [s.d.], [s.p.]). No processo de sociabilidade, a educação acontece nos espaços de convívio social, para que o indivíduo se adeque à sociedade, ao grupo ou dos grupos à sociedade. A educação deve ser encarada, também, como um "processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos" (IDEM). Esse tipo de educação deve considerar o homem no plano físico e intelectual, fazendo-o consciente e ciente das "possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca" (IDEM). Deve ainda levar em consideração o papel de transformador social para superar outros âmbitos da sociedade: a economia e a política, "buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um: (IDEM).[...] Examinado o fenômeno da educação em termos genéricos, e para que se faça uma alusão ao estudo que pretendo desenvolver aqui, observe-se a questão da educação especificamente na Idade Média, uma vez que os textos que trago aqui foram escritos e publicados nos séculos XV-XVI, quando, de acordo com historiadores, ocorre o dealbar do medievo e o início da Modernidade.[...]pt_BR
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