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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48312
Tipo: | TCC |
Título : | Proposta de ensino de modelos viscoelásticos de Maxwell e de Kelvin-Voigt |
Autor : | Ribeiro, Carolina Alves |
Tutor: | Oliveira, Cláudio Lucas Nunes de |
Palabras clave : | Ensino interdisciplinar de Física e Biologia;Modelos viscoelásticos;Células cancerosas |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | RIBEIRO, C. A. Proposta de ensino de modelos viscoelásticos de Maxwell e de Kelvin-Voigt. 2019. 56 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | No Brasil, o ensino de ciências nas escolas encontra muitas barreiras históricas que ainda precisam ser ultrapassadas. A física, por exemplo, é vista pelos alunos como uma das disciplinas menos atrativa e interessante, tanto pela sua forma repetitiva quanto pelo excessivo uso da matemática. Com intuito de deixar suas aulas de física menos abstratas, docentes costumam apresentar exemplos reais do que está sendo estudado. No entanto, mesmo sendo um passo para afastar os discentes da abstração, somente mencionar exemplos não os aproximam do conteúdo. O viés interdisciplinar é uma alternativa a essa forma tradicional de estudar física. Neste trabalho, nós propomos o ensino interdisciplinar e contextualizado entre física e biologia. Nossa proposta considera também o trabalho conjunto entre os professores de tais disciplinas, de forma que os alunos entendam, por exemplo, a relação entre células cancerosas e viscoelasticidade. Isso pode explicar porque células com câncer aumentam sua motilidade, facilitando a metástase. Este trabalho também traz analogias mecânicas que podem ser aplicadas durante o estudo dos modelos viscoelásticos de Maxwell e de Kelvin-Voigt. Por fim, esta proposta traz um questionário que busca facilitar a aprendizagem dos alunos através dessas analogias mecânicas. |
Abstract: | In Brazil, science education in high schools faces many historical challenges that still need to be overcome. Physics, for instance, is considered by the students as one of the least attractive and interesting subjects. This is due to repetitive classroom methodologies as well as the bad and intensive use of mathematics. In order to make their classes less abstracts, physics teachers usually present real examples of what is being studied. However, even though such examples can leave the students out of abstraction only citing examples may not be enough. Interdisciplinarity has been used as an alternative to this traditional way of teaching physics. In this monography, we propose the interdisciplinary and contextualized teaching between physics and biology. Our proposal also considers the joint work between teachers of these subjects, so that students can understand, for example, a relationship between cancer cells and viscoelasticity. This can explain why cancer cell motilit increases, favoring metastasis. This work also provides mechanical analogies that can be made while studying the viscoelastic models of Maxwell and Kelvin-Voigt. Finally, this proposal also brings a questionnaire in order to facilitate the learning through these mechanical analogies. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48312 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
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