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Tipo: TCC
Título: O ensino de biologia no curso técnico integrado em mecânica industrial do IFCE - Campus Fortaleza: um estudo onto-histórico
Autor(es): Araújo, Camila Cruz
Orientador: Gomes, Valdemarin Coelho
Palavras-chave: Currículo integrado;Dualidade educacional;Politecnia
Data do documento: 2019
Citação: ARAÚJO, Camila Cruz. O ensino de biologia no curso técnico integrado em mecânica industrial do IFCE - Campus Fortaleza: um estudo onto-histórico. 2019. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O trabalho, em sua dimensão ontológica, é resultado e também criador do gênero humano. Nas sociedades capitalistas, porém, o trabalhador vê-se apartado do produto de seu trabalho, tornando-se estranhado do conhecimento sobre o que produz, e o que antes era resultado do seu processo criativo e dinâmico com a natureza, torna-se apenas um meio de subsistência, sendo sua força de trabalho, assim, transformada em mercadoria. No capitalismo, os conhecimentos científicos acumulados pela humanidade também são tornados mercadoria. A escola, nessas sociedades, é onde esses conhecimentos são sistematizados e devolvidos fragmentados aos trabalhadores. Assim, ela é um dos meios onde as ciências naturais e humanas são transformadas em objetos de ensino, que precisam se popularizar para garantir a reprodução do sistema. Diante disso, há a necessidade de conferir a escola um caráter sistematizado e regulado. Para tal, são desenvolvidas políticas, sistemas de ensino e leis. Deste modo, impõe-se à escola disputas de concepção profundas, sendo a dualidade estrutural da educação uma expressão dessa disputa. No Brasil, estas contradições têm atravessado a história da educação desde o estabelecimento dos primeiros sistemas de ensino, e têm como resultados diferentes políticas educacionais que buscam ordenar e regulamentar essa dualidade. Nesse contexto, surgem as propostas de integração entre ensino médio (EM) e educação profissional (EP). Uma das modalidades de integração é o ensino médio integrado (EMI). Para alguns autores, ele é o que mais se aproxima da politecnia. No Brasil, uma das primeiras vezes que foi proposta a conjunção do EM com a EP foi a partir da lei n.º 5.692/1971. Com o decreto lei n.º 7.044/1982, ela é tornada facultativa, e posteriormente retirada de todas as escolas, através do decreto n.º 2.208/1997. Porém, a integração só é possibilitada efetivamente através do decreto n.º 5.154/2004. Em seus discursos de integração, os currículos integrados propõem a articulação entre conhecimentos do ensino médio e a formação técnica. Neste contexto, as disciplinas escolares de base científica ganham importância significativa. Neste trabalho observaremos como se discriminam os conteúdos da disciplina escolar biologia no currículo do curso integrado em mecânica industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Quanto à técnica de coleta e discussões, buscamos desenvolver uma análise onto-histórica, utilizando elementos teóricobibliográficos, análises documentais e revisão de literatura. As fontes utilizadas na pesquisa foram as ementas das disciplinas do biologia expressas no Projeto Pedagógico do Curso (2012), assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000a, 2000b); o Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio (2007); a Base Nacional Comum Curricular (2018), entre outros. Os resultados da investigação indicam que, no curso observado, a integração está idealizada e concebida em partes do plano de curso, mas as ementas da disciplina em questão apontam o modelo dualista, em que os conteúdos ainda reproduzem uma dissociação entre ensino propedêutico e profissional. Deste modo, observamos que a integração necessita ser discutida para a reconfiguração do Projeto do curso, assim como para o desenvolvimento de práticas efetivamente integradoras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48299
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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