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Tipo: TCC
Título: “Se eu comprar um pássaro, também faço parte do tráfico?”: a educação ambiental como ferramenta de redução do tráfico de aves silvestres em Fortaleza-CE
Autor(es): Abreu, Andreza Oliveira
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Coorientador: Luna, Cecília Licarião Barreto
Palavras-chave: Educação ambiental;Tráfico de aves silvestres;Conservação ambiental;Ensino público;Ensino privado
Data do documento: 2019
Citação: ABREU, Andreza Oliveira. “Se eu comprar um pássaro, também faço parte do tráfico?”: a educação ambiental como ferramenta de redução do tráfico de aves silvestres em Fortaleza-CE. 2019. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: No Brasil, em sua contemporaneidade, é presenciado um cenário de perda massiva de biodiversidade. A caça e o tráfico de animais silvestres são as principais causas, sendo o grupo cinegético definido majoritariamente pelas aves. O presente trabalho parte da aplicação da educação ambiental em lugares públicos e privados, no ensino básico e no ensino superior, com o objetivo de realizar palestras em prol da construção de saberes e da mudança de atitudes, buscando descobrir qual público tem mais relação com o tráfico de aves. Para isso, são relacionados fatores socioeconômicos, como: faixa etária, renda familiar mensal e nível de instrução, com as percepções e aprendizados do grupo sobre esse costume. A partir dessa análise, percebeu-se grandes variações de idade e de renda entre as esferas e, assim, inferiu-se que o ambiente que possui mais relação com o tráfico de aves silvestres é o ensino público, destacando-se a renda entre 1 a 3 salários mínimos. O público demonstrou ter ciência de que essa prática é prejudicial para o meio ambiente e revela ter assimilado o assunto de forma concisa, apesar disso, explicita resistência em relação à mudanças de hábitos. Ademais, recomenda-se a criação de novas leis e a intensificação de fiscalizações, o aumento de incentivos para a construção de CETAS e a contratação de profissionais da área cada vez mais qualificados, como também, a produção de alternativas para quem utiliza esse comércio como fonte de renda, de modo a restringir esses atos e promover a conservação da natureza.
Abstract: In Brazil, in its contemporaneity, the scenario of massive loss of biodiversity is witnessed. Hunting and wildlife trafficking are the main causes being the target group hunting mostly defined by birds. The present work starts from the application of environmental education in public and private places, in basic education and in higher education, with the objective of giving lectures in favor of the construction of knowledge and the change of attitudes, seeking to find out which audience is more related to trafficking. For this, are related socioeconomic factors, such as age, monthly family income and education level, with the group's perceptions and learning on this custom. From this analysis, it was noted wide variations in age and income between the spheres and thus inferred that the environment that has more to do with trafficking in wild birds is public education, especially income between 1 to 3 minimum wages. The public showed to be aware that this practice is harmful to the environment and reveals have assimilated it concisely nevertheless, but still presents a explicit resistance to change habits. In addition, the creation of new laws and the intensification of inspections are recommended, also increasing incentives for building CETAS and the hiring of increasingly qualified professionals, as well as the production of alternatives for those who use this trade as a source of income, in order to restrict these acts and promote nature conservation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48267
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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