Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Romilson Moreira da | - |
dc.contributor.author | Sales, Ana Flávia Oliveira | - |
dc.contributor.author | Braga, Arlane Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Baima, Thays Lenny Mesquita | - |
dc.contributor.author | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T16:55:24Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04T16:55:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Romilson Moreira da; et al. O protagonismo estudantil na formação do pet pedagogia através de experiências de cooperação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48174 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | protagonismo estudantil | pt_BR |
dc.subject | cooperação | pt_BR |
dc.subject | PET | pt_BR |
dc.title | O protagonismo estudantil na formação do pet pedagogia através de experiências de cooperação | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | RESUMO: O presente trabalho é produto de uma reflexão de teorias e experiências envolvidas pelo protagonismo discente e a cooperação, que se deram a partir de vivências proporcionadas de bolsista para bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia, em um compilado de oficinas, que ocorreram no período das férias do primeiro semestre de 2016. Objetiva identificar de que maneira as atividades de cooperação contribuem para o protagonismo estudantil no PET Pedagogia, descrevendo assim como as ações ocorreram, levando em consideração como o protagonismo dos bolsistas em atividades cooperativas pode contribuir para a formação no Programa de Educação Tutorial. A metodologia utilizada se baseia na descrição e reflexão das atividades realizadas no período das férias já supracitadas, a luz das ideias de cooperação segundo Bidegáin (1999) em atividades discentes, o protagonismo de acordo com Barbosa (2004) e como princípio de formação dos bolsistas do programa descrito no Manual de Orientações Básicas - MOB (2006). As vivências aconteceram durante uma semana no período da tarde onde em cada dia bolsistas ministravam as ações, desde o planejar até a execução das mesmas. Os estudantes foram instigados a compartilhar seus saberes por meio de oficinas com temáticas diversificadas. Entre temas que variavam desde atividade manuais e corporais à rodas de conversas sobre gênero e temas de escritos acadêmicos. Todas as oficinas sucederam-se em espaços diversos fora da Universidade buscando um caráter informal e que proporcionasse o lazer para os mesmos, tendo em vista o período no qual foi realizado. Esse tipo de aprendizagem foi autogerida e pensada pelos bolsistas que tomavam a posição principal nas oficinas, sendo estes protagonistas de seu aprendizado e dos demais. Por isso, o protagonismo que é vivenciado acarreta para o grupo uma formação mais consistente e uma postura diferenciada perante as situações que ocorrem dentro e fora da equipe. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rmcosta.pdf | 50,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.