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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Romilson Moreira da-
dc.contributor.authorSales, Ana Flávia Oliveira-
dc.contributor.authorBraga, Arlane Ribeiro-
dc.contributor.authorBaima, Thays Lenny Mesquita-
dc.contributor.authorPorto, Bernadete de Souza-
dc.date.accessioned2019-12-04T16:55:24Z-
dc.date.available2019-12-04T16:55:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Romilson Moreira da; et al. O protagonismo estudantil na formação do pet pedagogia através de experiências de cooperação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48174-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectprotagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectcooperaçãopt_BR
dc.subjectPETpt_BR
dc.titleO protagonismo estudantil na formação do pet pedagogia através de experiências de cooperaçãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRESUMO: O presente trabalho é produto de uma reflexão de teorias e experiências envolvidas pelo protagonismo discente e a cooperação, que se deram a partir de vivências proporcionadas de bolsista para bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia, em um compilado de oficinas, que ocorreram no período das férias do primeiro semestre de 2016. Objetiva identificar de que maneira as atividades de cooperação contribuem para o protagonismo estudantil no PET Pedagogia, descrevendo assim como as ações ocorreram, levando em consideração como o protagonismo dos bolsistas em atividades cooperativas pode contribuir para a formação no Programa de Educação Tutorial. A metodologia utilizada se baseia na descrição e reflexão das atividades realizadas no período das férias já supracitadas, a luz das ideias de cooperação segundo Bidegáin (1999) em atividades discentes, o protagonismo de acordo com Barbosa (2004) e como princípio de formação dos bolsistas do programa descrito no Manual de Orientações Básicas - MOB (2006). As vivências aconteceram durante uma semana no período da tarde onde em cada dia bolsistas ministravam as ações, desde o planejar até a execução das mesmas. Os estudantes foram instigados a compartilhar seus saberes por meio de oficinas com temáticas diversificadas. Entre temas que variavam desde atividade manuais e corporais à rodas de conversas sobre gênero e temas de escritos acadêmicos. Todas as oficinas sucederam-se em espaços diversos fora da Universidade buscando um caráter informal e que proporcionasse o lazer para os mesmos, tendo em vista o período no qual foi realizado. Esse tipo de aprendizagem foi autogerida e pensada pelos bolsistas que tomavam a posição principal nas oficinas, sendo estes protagonistas de seu aprendizado e dos demais. Por isso, o protagonismo que é vivenciado acarreta para o grupo uma formação mais consistente e uma postura diferenciada perante as situações que ocorrem dentro e fora da equipe.pt_BR
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