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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Viana, Vinicius de Sena Sales | - |
dc.contributor.author | Duarte, Luan Mariano | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Saulo Carneiro | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Daniel Gurgel | - |
dc.contributor.author | Filho, Jose Antonio Delfino Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T14:58:44Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04T14:58:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Vinicius de Sena Sales; et al. Avaliação do molhamento da carga como prática de atenuação do estresse térmico durante o carregamento de frangos de corte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48114 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | frango de corte | pt_BR |
dc.subject | pré-abate | pt_BR |
dc.subject | termografia | pt_BR |
dc.title | Avaliação do molhamento da carga como prática de atenuação do estresse térmico durante o carregamento de frangos de corte | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O transporte das aves até o abatedouro é uma das operações pré-abate que mais causa prejuízos, devido principalmente ao estresse térmico provocado pelas características ambientais da região e pelo microclima gerado nas caixas de transporte das aves. Com o intuito reduzir o estresse térmico, é costume realizar a prática de molhamento da carga, atividade empírica, bastante difundida no setor. Assim foi conduzido um estudo com o objetivo de avaliar o efeito da operação de molhamento da carga de frango vivo, visando reduzir o estresse térmico durante o transporte, fazendo uso dos recursos da tecnologia infravermelho. Para avaliar a eficiência da operação de molhamento foram acompanhados quatro carregamentos realizando o molhamento da carga. Cada caminhão acompanhado no experimento tinha carga composta por três fileiras de treze caixas na horizontal e nove caixas na vertical, totalizando 351 caixas, com densidade de seis aves cada. A distribuição da temperatura superficial da lateral da carga foi caracterizada através de termogramas. Para medir a temperatura superficial durante a operação de transporte, foi utilizado um termovisor da marca FLIRTM. A água utilizada no molhamento apresentava temperatura inicial de 19 oC e após escorrer entre as caixas de transporte e realizar a troca térmica com as aves, ficou com uma média de 29,2 oC. Durante o molhamento do carregamento de aves a temperatura ficou entre 23,9 oC e 30,2 oC. Dez minutos após o molhamento, observou-se que a temperatura da carga ficou no intervalo de 21,8 oC a 31,5 oC, o que levou a concluir que a eficiência do molhamento em diminuir a temperatura das aves foi momentânea. A termografia se apresentou como ferramenta de análise rápida e eficiente para a caracterização das condições de conforto térmico. A prática do molhamento, como forma de amenizar o estresse térmico e melhorar as condições de bem-estar durante o carregamento se mostrou ineficiente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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