Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Vinicius de Sena Sales-
dc.contributor.authorDuarte, Luan Mariano-
dc.contributor.authorCardoso, Saulo Carneiro-
dc.contributor.authorPinheiro, Daniel Gurgel-
dc.contributor.authorFilho, Jose Antonio Delfino Barbosa-
dc.date.accessioned2019-12-04T14:58:44Z-
dc.date.available2019-12-04T14:58:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIANA, Vinicius de Sena Sales; et al. Avaliação do molhamento da carga como prática de atenuação do estresse térmico durante o carregamento de frangos de corte. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48114-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectfrango de cortept_BR
dc.subjectpré-abatept_BR
dc.subjecttermografiapt_BR
dc.titleAvaliação do molhamento da carga como prática de atenuação do estresse térmico durante o carregamento de frangos de cortept_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO transporte das aves até o abatedouro é uma das operações pré-abate que mais causa prejuízos, devido principalmente ao estresse térmico provocado pelas características ambientais da região e pelo microclima gerado nas caixas de transporte das aves. Com o intuito reduzir o estresse térmico, é costume realizar a prática de molhamento da carga, atividade empírica, bastante difundida no setor. Assim foi conduzido um estudo com o objetivo de avaliar o efeito da operação de molhamento da carga de frango vivo, visando reduzir o estresse térmico durante o transporte, fazendo uso dos recursos da tecnologia infravermelho. Para avaliar a eficiência da operação de molhamento foram acompanhados quatro carregamentos realizando o molhamento da carga. Cada caminhão acompanhado no experimento tinha carga composta por três fileiras de treze caixas na horizontal e nove caixas na vertical, totalizando 351 caixas, com densidade de seis aves cada. A distribuição da temperatura superficial da lateral da carga foi caracterizada através de termogramas. Para medir a temperatura superficial durante a operação de transporte, foi utilizado um termovisor da marca FLIRTM. A água utilizada no molhamento apresentava temperatura inicial de 19 oC e após escorrer entre as caixas de transporte e realizar a troca térmica com as aves, ficou com uma média de 29,2 oC. Durante o molhamento do carregamento de aves a temperatura ficou entre 23,9 oC e 30,2 oC. Dez minutos após o molhamento, observou-se que a temperatura da carga ficou no intervalo de 21,8 oC a 31,5 oC, o que levou a concluir que a eficiência do molhamento em diminuir a temperatura das aves foi momentânea. A termografia se apresentou como ferramenta de análise rápida e eficiente para a caracterização das condições de conforto térmico. A prática do molhamento, como forma de amenizar o estresse térmico e melhorar as condições de bem-estar durante o carregamento se mostrou ineficiente.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_vssviana - ok.pdf50,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.