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Tipo: TCC
Título: Assédios moral e sexual no âmbito dos estágios supervisionados: entre a sujeição e o aprendizado docente
Autor(es): Moreira, Thaís Borges
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Assédio Moral;Assédio Sexual;Formação docente
Data do documento: 2016
Citação: MOREIRA, Thaís Borges. Assédios moral e sexual no âmbito dos estágios supervisionados: entre a sujeição e o aprendizado docente. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O assédio está presente em todas as instituições, sejam elas escolas, universidades e até mesmo no próprio ambiente de trabalho e infelizmente, muitas vezes essa situação acaba sendo tratada, sob o pretexto da tolerância de maneira complacente, indiferente e omissa. O assédio moral ocorre quando existe intenção de desqualificar a vítima, de maneira deliberada e constante, enfraquecendo-a psicologicamente, podendo levar a vítima a uma despersonalização. O assédio moral não se confunde com o assédio sexual. O assédio de conotação sexual pode se manifestar como uma espécie agravada do moral, que é mais amplo. O assédio sexual é caracterizado pelo constrangimento de alguém, mediante palavras, gestos ou atos, a fim de obtenção de vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o assediador da sua condição de superior hierárquico ou da ascendência inerente ao exercício de cargo, emprego ou função. Há, portanto, uma finalidade de natureza sexual para os atos de perseguição e importunação. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo estudar a possível ocorrência de assédio moral e/ou sexual durante os estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dessa forma, foi feito um levantamento sobre a existência de assédio moral e/ou sexual durante os estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFC. Para tanto, foi elaborado um projeto que passou por aprovação do comitê de ética em pesquisa da UFC. Após a aprovação, um questionário semiestruturado contendo 13 questões foi aplicado para um grupo piloto, com o objetivo de testar a viabilidade do mesmo. Após aplicação, foram feitas pequenas modificações sugeridas e o questionário final passou a ter 16 questões. O mesmo foi aplicado aos 68 alunos matriculados nos Estágios Supervisionados ou que já cursaram pelo menos um estágio supervisionado, aplicação esta que ocorreu no segundo semestre de 2016. A partir da análise das respostas, concluiu-se que menos da metade dos estagiários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFC sofreram assédio, porém isso não diminui a gravidade da situação uma vez que estes que sofreram assédio tanto moral quanto sexual, o que pode vir a gerar vários prejuízos à saúde mental e física. Espera-se que esta pesquisa seja um trabalho pioneiro na investigação da ocorrência de assédios sexual e moral dentro e fora das escolas e universidades.
Abstract: Harassment is present in every institution regardless being schools, universities or work environment, and, unfortunately, several times, this behavior is treated, under the excuse of tolerance, indifferent and omit. Moral harassment occurs when there is the intention of disqualify the victim, in a deliberate and constant way, psychologically weakening him/her, which can lead the victim to a condition of depersonalization. Moral harassment should not be confused with sexual harassment. The later may manifest as a more severe case of the former, which is wider in scope. Sexual harassment is characterized by the embarrassment of someone, by means of words, gestures or acts, made in order to obtain sexual advantages. This is also due the fact the persecutor usually has a superior hierarchical condition. Hence, the acts of stalking and persecution have a sexual goal. In this context, this work has the objective to study the possible occurrence of moral and/or sexual harassment during the internships carried on by students of the under graduation in Biological Sciences from the Federal University of Ceará (UFC) done by means of a survey with the students. The project was initially approved by the Ethical on Research Committee from UFC. After approval of it, it was applied a semi-structured survey with 13 questions to a pilot group, so the viability of such method could be tested. After application, some small modifications were introduced and the final survey had 16 questions. This was then applied to 68 students enrolled on the activity of internship or that have been enrolled in such activity at least one time in the past. The survey was conducted in the second semester of 2016. From the answers analysis, we conclude that less than half of the students (males and females) on the activity of internship on the Biological Sciences from Federal University of Ceará have faced some harassment which do not diminishes the gravity of such situation since they have experienced several health and physical issues due to such process. It is expected that this research is just a pioneer work to help on the identification of the occurrence of sexual and moral harassment inside and outside the schools and universities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48105
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