Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48097
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de cinemática através de atividades recreativas na quadra de esportes
Autor(es): Amaral Neto, Domingos Alves do
Orientador: Coelho, Afrânio Araújo
Palavras-chave: Cinemática;Esportes;Vídeo-análise;Construtivismo
Data do documento: 2019
Citação: AMARAL NETO, D. A. O ensino de cinemática através de atividades recreativas na quadra de esportes. 2019.103 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Neste trabalho, é apresentada uma sequência didática para o ensino de cinemática através de atividades recreativas na quadra de esportes da escola com o objetivo de alcançar uma aprendizagem mais significativa a partir da participação efetiva dos alunos. Usando os esportes como fator motivador e tendo como base as ideias do construtivismo, a sequência didática foi aplicada intercalando aulas que envolveram momentos explicativos, em sala de aula (componente teórico) e momentos recreativos, na quadra de esportes (componente prático). As aulas teóricas foram voltadas para situações que ocorrem nos esportes, já as aulas práticas, para a confecção de vídeos e a aplicação dos conceitos estudados em sala. O componente teórico consistiu em aulas expositivas e análises de vídeos gravados nas aulas práticas, que envolveram medições, corridas, lançamentos e chutes a bolas. Foram utilizados como recursos vários materiais esportivos, além de trenas, cronômetros e câmeras de vídeo para vídeo-análise. Os vídeos foram gravados na quadra com a participação dos alunos nas várias atividades propostas. Para cada atividade, foi realizada uma vídeo-análise, utilizando o programa Tracker, que gera várias possibilidades para abordar o conteúdo, uma vez que permite a criação de gráficos e a observação de cada movimento detalhadamente. Finalmente, durante a apresentação das vídeo-análises, foram corrigidas algumas dúvidas conceituais e foi feita a consolidação do conhecimento. O retorno por parte dos alunos superou as xpectativas, pois eles se sentiram agentes do processo de ensino-aprendizagem, participando de todas as etapas da construção do conhecimento.
Abstract: In this paper, a didactic sequence for the teaching of kinematics through recreational activities in the school sports court is presented with the objective of achieving a more meaningful learning from the effective participation of the students. Using sports as a motivating factor and based on the ideas of constructivism, a didactic sequence was made interspersing classes that involved explanatory moments in the classroom (theoretical component) and recreational moments in the sports court (practical component). The theoretical classes were focused on situations that occur in sports, while the practical classes, for the making of videos and the application of the concepts studied in the classroom. The theoretical component consisted of lectures and analyses of videos recorded in practical classes, which involved measurements, runs, throws and ball kicks. Sporting materials were used as resources besides measuring tape, timers and video cameras for video analyses. This videos were recorded on the court with the students' participation in the various activities proposed. For each activity, a video analysis was performed using the Tracker program, which generates several possibilities to approach the content, since it allows the creation of graphs and the observation of each movement in detail. Finally, during the presentation of the video analyses, some conceptual doubts were corrected and the knowledge was consolidated. The students' return exceeded expectations, as they felt they were agents of the teaching-learning process, participating in all stages of knowledge construction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48097
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_daamaralneto.pdf7,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.