Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Jonatan Floriano da-
dc.contributor.authorSilva, Fernando Hugo Martins da-
dc.date.accessioned2013-05-13T16:37:37Z-
dc.date.available2013-05-13T16:37:37Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Hugo Martins da. O uso de objetos de aprendizagem como instrumento diferenciado para o ensino de análise combinatória. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4804-
dc.description.abstractThis paper shows the use of learning objects to the teaching of Combinatorial Analysis and how they can contribute to interactive way to the students learning. As such, the objective of this work is to verify if the use of learning objects in Mathematics classes promotes better assimilation of the combinatorial analysis. Therefore, we chose an experimental study in which 18 students participated at the 2nd year of Escola Estadual de Educação Professional (State School of Professional Education) Marta Maria Giffoni de Sousa, located in Acaraú, Ceará. These were chosen and divided randomly and equally into two groups (experimental and control). The instruments for data collection were: RIVED activities, socioeconomic questionnaire and test consisting of questions about permutation arrangement and combination. The data were analyzed using statistical programs, SPSS and Microsoft Excel. The results show to a superior performance of the group that was differentiated class (experimental) compared to the group that received traditional class (control).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectSPSS (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectPesquisa - Acaraúpt_BR
dc.titleO uso de objetos de aprendizagem como instrumento diferenciado para o ensino de análise combinatóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo mostra a utilização de objetos de aprendizagem para o ensino de Análise Combinatória e como os mesmos podem contribuir de forma interativa para a aprendizagem dos alunos. Nessa medida, o objetivo deste trabalho é verificar se a utilização de objetos de aprendizagem nas aulas de Matemática favorece uma melhor assimilação dos conteúdos de análise combinatória. Para tanto, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 18 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, situada em Acaraú, Ceará. Estes foram escolhidos e divididos aleatoriamente e igualmente em dois grupos (experimental e controle). Os instrumentos para coleta de dados foram: atividades do RIVED, questionário socioeconômico e teste composto de questões sobre permutação, arranjo e combinação. Os dados foram analisados através de um programa estatístico, o SPSS e Microsoft Excel. Os resultados apontam para um desempenho superior do grupo que obteve aula diferenciada (experimental) em relação ao grupo que recebeu aula tradicional (controle).pt_BR
dc.title.enThe use of learning objects as a tool for differentiated teaching of combinatorial analysispt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_fhmdasilva.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.