Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47939
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Flávia Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T19:25:37Z | - |
dc.date.available | 2019-11-26T19:25:37Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Flávia Alves de. A Filosofia e sua relação com a produção de pensamentos sobre a infância. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre Tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2006. p. 116-127. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7282-194-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47939 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | A Filosofia e sua relação com a produção de pensamentos sobre a infância | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Falar do Outro implica que há Um que é? Tem qualidades que o definem, qualidades estabelecidas por discursos, por culturas, por academias, por parâmetros, por sentido comum? E, portanto, há um Outro também definido? É impressionante como o conhecimento é passível de interpretações, as mais diversas, e que estas ora se complementam, ora divergem. E o mais interessante é que isso resulta em uma grande riqueza para a história, pois nos faz perceber que o conhecimento sobre um determinado objeto nâo é único e "verdadeiro", mas sim construído com base em compreensões, interesses e valores próprios de um determinado contexto histórico. Para início de conversa, quero colocar alguns pensamentos que representam algumas concepções que estâo enraizadas em nosso imaginário no que concerne à criança. É muito comum ouvir as pessoas falarem as seguintes frases em relação às crianças: "As crianças são o futuro do amanhã". "As crianças são o futuro da nação". "Você tem um belo futuro!" "O que você vai ser quando crescer?" Recordo-me de um programa de televisão, a que assisti no início deste ano (2005), em que o apresentador conversava com uma criança, já quase adolescente, sobre a sua carreira de ator, e o interessante é que o primeiro sempre se referia ao segundo como perspectiva de futuro, de vir a ser, ou seja, ele falava: "você tem um grande futuro!"; "você vai ser um grande ator!" E, para completar, ele é filho de um comediante bastante conhecido; então, as falas também se voltavam para uma relação direta da criança com o pai: "Você tem tudo para ser igual ao seu pai"; e inclusive, o chamavam pelo nome do seu pai no diminutivo. Ao assistir a este programa, não me contive em fazer uma reflexão sobre as falas e os significados que estão por trás dessas idéias.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_capliv_fasousa.pdf | 6,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.