Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47896
Tipo: Resumo
Título: Marcas de clio
Autor(es): Araujo, Diego Cavalcanti
Cerqueira, Lucas Vitoriano Lopes
Fonteneles, Kalil Tavares
Almeida, Felipe Barbosa de
Rios, Kenia Sousa
Palavras-chave: Fontes;Epistemologia;Metodologia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ARAUJO, Diego Cavalcanti; et al. Marcas de clio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: O projeto “Marcas de Clio” tem como o objetivo proporcionar palestras com professores e pesquisadores da área de história, como também de demais áreas. Nos encontros, são debatidas, junto a profissionais especializados, questões importantes relacionadas ao trato das fontes, fornecendo instrumental e reflexão sobre a importância das relações do historiador com a teoria, com a empiria e com os procedimentos metodológicos. Entendendo que a pesquisa é uma das áreas de atuação dos historiadores, corroboramos a importância destes debates para todos os envolvidos. A atividade tem como público alvo os graduandos do curso, e está aberta para professores, alunos da pós-graduação e a toda a comunidade. Os debates suscitados ajudam a estimular a visão crítica e o processo de reflexão de todos os indivíduos neles inseridos. Por tratar de temáticas sempre variadas o projeto está sempre inovando-se, trazendo questionamentos e assuntos novos e abarcando, assim, um público mais amplo e diversificado. Com efeito, as palestras ressaltam a diversidade de temáticas possíveis de serem trabalhadas pelo historiador, além de proporcionar possibilidades de trabalhar com fontes de formas variadas. Neste sentido, permite-se aos graduandos o debate com especialistas das áreas nas quais pretendem empreender suas pesquisas. Portanto, por se tratar de um projeto voltado para a atividade de pesquisa destinado à construção de reflexões epistemológicas, as “Marcas de Clio” abarcam duas das bases as quais a bolsa Programa de Educação Tutorial está voltada: o ensino e a pesquisa. Os resultados obtidos com o projeto foram positivos, aproximando os bolsistas com os demais alunos da graduação, divulgando as atividades realizadas pelo grupo e mostrando-se vantajosa para todos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47896
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dcaraujo.pdf48,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.