Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorMattos, Fernando Lincoln Carneiro Leão-
dc.date.accessioned2019-11-20T14:31:15Z-
dc.date.available2019-11-20T14:31:15Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationMATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão. Uma metodologia para formação continuada de professores universitários no contexto de um ambiente computacional multiagentes. 2002. 109f. – Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47826-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectDocentes - Formaçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleUma metodologia para formação continuada de professores universitários no contexto de um ambiente computacional multiagentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho pretende ampliar o debate sobre a formação de professores utilizando o computador como ferramenta. Para tanto, busca reunir em um só sistema diversas experiências que vêm sendo realizadas nos últimos anos, na tentativa de viabilizar o apoio à formação docente neste ambiente. Muitos docentes universitários têm dificuldades para tratar dos problemas de sua prática, porém o mesmo não ocorre quando são utilizadas formas indiretas de expressão. Os professores geralmente dispõem de pouco tempo para refletirem sobre sua prática auxiliados por um formador. Por este motivo, buscou-se utilizar meios não presenciais auxiliares na formação de professores. Foi idealizado um sistema computacional que proporciona ao professor reflexões sobre seus problemas didáticos utilizando tecnologias emergentes na informática, associadas a novas concepções pedagógicas sobre a formação de professores. A partir da opção teórico-metodológica realizada, o Método de Solução de Problemas associado a processos de reflexão-na-ação, foram definidos os “agentes pedagógicos de software” como componente fundamental do sistema. Estes recebem um conjunto de orientações didáticas a partir do modelo pedagógico de Competências Docentes, e apresentam Casos para auxiliar o professor no processo reflexivo. O trabalho demonstra que é possível utilizar-se técnicas computacionais de Inteligência Artificial com metodologias de formação docente que privilegiam a autonomia e a reflexão do professor universitário, indicando a ampliação deste experimento para o ambiente Internet, em processos colaborativos de troca de experiências entre docentes, mediados pelos agentes de software.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_dis_flclmattos.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.