Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47826
Tipo: Dissertação
Título : Uma metodologia para formação continuada de professores universitários no contexto de um ambiente computacional multiagentes
Autor : Mattos, Fernando Lincoln Carneiro Leão
Tutor: Borges Neto, Hermínio
Palabras clave : Professores;Docentes - Formação;Didática
Fecha de publicación : 2002
Citación : MATTOS, Fernando Lincoln Carneiro Leão. Uma metodologia para formação continuada de professores universitários no contexto de um ambiente computacional multiagentes. 2002. 109f. – Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2002.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho pretende ampliar o debate sobre a formação de professores utilizando o computador como ferramenta. Para tanto, busca reunir em um só sistema diversas experiências que vêm sendo realizadas nos últimos anos, na tentativa de viabilizar o apoio à formação docente neste ambiente. Muitos docentes universitários têm dificuldades para tratar dos problemas de sua prática, porém o mesmo não ocorre quando são utilizadas formas indiretas de expressão. Os professores geralmente dispõem de pouco tempo para refletirem sobre sua prática auxiliados por um formador. Por este motivo, buscou-se utilizar meios não presenciais auxiliares na formação de professores. Foi idealizado um sistema computacional que proporciona ao professor reflexões sobre seus problemas didáticos utilizando tecnologias emergentes na informática, associadas a novas concepções pedagógicas sobre a formação de professores. A partir da opção teórico-metodológica realizada, o Método de Solução de Problemas associado a processos de reflexão-na-ação, foram definidos os “agentes pedagógicos de software” como componente fundamental do sistema. Estes recebem um conjunto de orientações didáticas a partir do modelo pedagógico de Competências Docentes, e apresentam Casos para auxiliar o professor no processo reflexivo. O trabalho demonstra que é possível utilizar-se técnicas computacionais de Inteligência Artificial com metodologias de formação docente que privilegiam a autonomia e a reflexão do professor universitário, indicando a ampliação deste experimento para o ambiente Internet, em processos colaborativos de troca de experiências entre docentes, mediados pelos agentes de software.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47826
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2002_dis_flclmattos.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.