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Tipo: Tese
Título: O uso de redes sociais como ferramenta de estímulo à participação na gestão do conhecimento dos processos organizacionais
Autor(es): Jucá, Paulyne
Orientador: Meira, Silvio R. de Lemos
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Redes sociais;Processos organizacionais
Data do documento: Ago-2011
Citação: JUCÁ, Paulyne Matthwes. Uso de redes sociais como ferramenta de estímulo à participação na gestão do conhecimento dos processos organizacionais.2011.1998 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação)- Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco,Recife,2011.
Resumo: Uma das barreiras existentes na implantação de processos de gestão do conhecimento nas organizações é a falta de uma definição clara sobre como as atividades e as ferramentas de gestão do conhecimento estão associadas às atividades do processo organizacional. Esse trabalho avalia a hipótese de que as redes sociais podem ser usadas para melhorar a participação dos usuários na gestão do conhecimento dos processos organizacionais. A principal contribuição dessa tese é a definição de uma metodologia que tem o objetivo de mapear os elementos de conhecimento existentes nos processos organizacionais nas funcionalidades de uma rede social, usada como ferramenta de gestão do conhecimento. A aplicação dessa metodologia permite um entendimento maior sobre como realizar a gestão do conhecimento aliada às atividades diárias da organização. O estudo de caso realizado com o processo de execução de disciplina demonstrou que participação dos usuários na gestão do conhecimento feita através da rede social é maior (e compatível com os melhores resultados existentes na rede social) quando esses usuários entendem como usar as funcionalidades da rede social no seu dia-a-dia. Palavras-chave:
Abstract: One of the present shortcomings in the application of knowledge management processes in organizations is the lack of a clear definition of how the knowledge management tool and activities are associated to the organizational process activities. This study evaluates the hypothesis that social networks can be used to encourage user participation in the knowledge management of organizational processes. The main contribution of this thesis is the methodology that was proposed in order to map the existing elements of knowledge on organizational processes in social networking functionalities. The application of this methodology allows a better understanding on how to perform knowledge management, combined with the daily activities of the organization. The case study with the teaching process has shown that user participation in the management of knowledge made through the social network is higher (and compatible with the best results in the existing social network) when users understand how to use the features of social network in their daily activities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4780
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