Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47754
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico |
Título em inglês: | Digital technologies in the development of rational logic |
Autor(es): | Borges Neto, Hermínio Borges, Suzana Maria Capelo |
Palavras-chave: | Tecnologias digitais;Educação- Informática;Seqüência Fedathi |
Data do documento: | 2007 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Linhas Críticas |
Citação: | BORGES NETO, Hermínio ; BORGES, Suzana Maria Capelo. As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 13, n. 24, p. 77-87, jan./jun. 2007. |
Resumo: | O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo às teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47754 |
ISSN: | 1516-4896 |
Aparece nas coleções: | LPM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_art_hborgesneto.pdf | 104,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.