Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47754
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
Título em inglês: Digital technologies in the development of rational logic
Autor(es): Borges Neto, Hermínio
Borges, Suzana Maria Capelo
Palavras-chave: Tecnologias digitais;Educação- Informática;Seqüência Fedathi
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Revista Linhas Críticas
Citação: BORGES NETO, Hermínio ; BORGES, Suzana Maria Capelo. As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 13, n. 24, p. 77-87, jan./jun. 2007.
Resumo: O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo às teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47754
ISSN: 1516-4896
Aparece nas coleções:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_hborgesneto.pdf104,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.