Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Miguel Angelo da | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Iliane Maria Pimenta | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Aline Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T12:43:35Z | - |
dc.date.available | 2019-11-14T12:43:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Miguel Angelo da; ROGRIGUES, Iliane Maria Pimenta; SAMPAIO, Aline Rodrigues; SANTOS, Maria José Costa dos. Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática: a experiência da oficina de educação estatística (tratamento da informação) baseada na Sequência Fedathi. IN: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 15-18 set. 2017, João Pessoa (PB). Anais... João Pessoa (PB): CONEDU. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-8829 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47739 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | CONEDU | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Estatística- Ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência Fedathi | pt_BR |
dc.title | Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática: a experiência da oficina de educação estatística (tratamento da informação) baseada na Sequência Fedathi | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A universidade é uma instituição formadora que tem como papel fundamental ampliar a construção do conhecimento da sociedade humana, fazendo com que docentes sejam o elemento transformador e intelectual dos processos formativos e educativos e discentes sejam a parte principal em ampliar seus saberes, capacidades e habilidades na sua respectiva área de educação. Nesse contexto, o artigo trata de um relato de experiência utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi vivenciada numa oficina de educação estatística (tratamento da informação), por meio de um curso de extensão chamado de formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental organizado pelos professores Dra. Maria José Costa dos Santos, Dr. Gilmar Alves e Dr. Hermínio Borges Neto, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced/UFC) no mês de outubro de 2016. Entre os autores que nortearam o artigo foram Novaes e Coutinho (2009), Saviani (2009), Santos (2015), Borges Neto e Sousa (2013) e Barguil (2012 e 2013). Tendo como metodologia da pesquisa qualitativa, descritivo, explicativa, aplicada e bibliográfica. Com a aplicação da metodologia de ensino no curso de formação inicial e continuada, os resultados mostraram favoráveis a compreensão do conteúdo tratamento da informação na elaboração de tabela e gráfico, favorecendo a construção do conhecimento estatístico por parte dos participantes. Além disso, a oficina possibilitou esclarecer alguns pontos de dificuldades perante ensino e aprendizagem em sala de aula nas séries iniciais. Por fim, pode-se considerar que o curso de formação com aplicação da Sequência Fedathi favoreceu a uma prática construtiva de como tentar minimizar as lacunas em sala de aula, de modo que haja um ensino que propicie o raciocínio e troca de experiências na construção do conhecimento matemático e estatístico no ensino fundamental. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_massilva.pdf | 362,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.