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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Teixeira , Vanessa Siqueira de Castro | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Joana Laila Vital | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T19:11:18Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T19:11:18Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, J. L. V. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47727 | - |
dc.description | CARNEIRO, J. L. V. Impacto da inserção de veículos elétricos no sistema elétrico de potência brasileiro. 2018. TCC (Curso de graduação em Engenharia Elétrica) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considering the importance of the electric sector to the economy of a country and the environmental impacts caused by it, the present work proposes the study of both the technical impacts on the electrical network and the environment through the release of toxic gases such as carbon dioxide, from the insertion of VEs. In order to carry out this analysis, a comparison was made of the levels of gas release from both traditional vehicles, powered by gasoline, hydrated ethanol and flex fuel, and from electric vehicles in the category of plug-in hybrids. These are the combination of the hybrid model (internal combustion engine in conjunction with electric motor) with the battery, which can be powered by an external power source or by the generator motor. The analogy was made in three forms of energy supply: only by thermoelectric; thermoelectric and hydroelectric plants at the same time; only by hydroelectric plants. The results showed that inserting an electric vehicle into the Brazilian fleet is not an advantageous attitude in the environmental aspect when recharging is performed considering the current model of the Brazilian energy matrix, that is, using the electric energy produced by the thermoelectric or hydraulic plants. It has been observed that the carbon dioxide emission values are higher when compared to vehicles with traditional supply. Regarding the technical impacts, the problems of harmonics, resonance, disordered increase of the load originated mainly from the disorganization in the process of expansion of the use of VEs, the loading times of the vehicles and the number of these vehicles connected to the network, are shown. efficient measures to attenuate the harmonics, such as insertion of filters at strategic points of the electric grid and monitoring of the harmonic distortions of voltage and current to be within the established limits. In addition, to coordinate the loading times of the VEs and an application by the concessionaires in order to adapt the distribution network to these new loads. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Veículo Elétrico | pt_BR |
dc.subject | Híbrido | pt_BR |
dc.subject | Plug-in | pt_BR |
dc.subject | Sistema Elétrico de Potência | pt_BR |
dc.subject | Dióxido de carbono | pt_BR |
dc.title | Impacto da inserção de veículos elétricos no sistema elétrico de potência brasileiro | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Tendo em vista a importância do setor elétrico para a economia de um país e os impactos ambientais causados por ele, o presente trabalho propõe o estudo dos impactos técnicos na rede elétrica e dos ambientais através da liberação de gases tóxicos, como o dióxido de carbono, provenientes da inserção de veículos elétricos (VEs). Para a realização desta análise, realizou-se uma comparação quanto aos níveis de liberação de gases provenientes tanto dos veículos tradicionais, movidos à gasolina, etanol hidratado e flex fuel, quanto dos veículos elétricos na categoria de híbridos plug-in. Estes tratam-se da combinação do modelo híbrido (motor a combustão interna em conjunto com motor elétrico) com o à somente bateria, cuja pode ser alimentada por uma fonte externa de energia ou pelo motor a combustão interna. A analogia foi realizada em três formas de fornecimento de energia: somente por termelétricas; termelétricas e hidrelétricas ao mesmo tempo; apenas por hidrelétricas. Os resultados mostraram que inserir veículo elétrico (VE) na frota brasileira não é uma atitude vantajosa no aspecto ambiental quando sua recarga for realizada considerando o modelo atual da matriz energética brasileira, ou seja, utilizando a energia elétrica produzida pelas usinas termelétricas ou hidráulicas. Foi observado que os valores de emissão de dióxido de carbono são superiores quando comparado aos veículos com abastecimento tradicional. Quanto aos impactos técnicos, são enumerados os problemas de harmônicos, ressonância, aumento desordenado da carga oriundos principalmente da desorganização no processo de expansão do uso dos VEs, nos horários de carregamento dos veículos e do número destes veículos conectados à rede, mostrando a necessidade de medidas eficientes para a atenuar os harmônicos, como inserção de filtros em pontos estratégicos da rede elétrica e monitoramento das distorções harmônicas de tensão e corrente para que estejam dentro dos limites estabelecidos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA ELÉTRICA - SOBRAL - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_tcc_jlvcarneiro.pdf | CARNEIRO, J. L. V. Impacto da inserção de veículos elétricos no sistema elétrico de potência brasileiro. 2018. TCC (Curso de graduação em Engenharia Elétrica) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018. | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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