Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47676
Tipo: Resumo
Título: A metamorfose humana no mundo da vida: compreensões de novos sentidos pela fenomenologia para o sintagma “identidade-metamorfose-emancipação”
Autor(es): Souza Filho, José Alves de
Lima, Aluísio Ferreira de
Palavras-chave: Metamorfose humana;Psicologia social crítica;Mundo da vida
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUZA FILHO, José Alves de; LIMA, Aluísio Ferreira de. A metamorfose humana no mundo da vida: compreensões de novos sentidos pela fenomenologia para o sintagma “identidade-metamorfose-emancipação”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O O presente projeto trata das possíveis contribuições da Fenomenologia em torno da construção de novas compreensões do sintagma “Identidade-Metamorfose- Emancipação” numa nova maneira de pensar, estudar e pesquisar Identidade Humana enquanto uma Metamorfose. Constatamos que as problematizações sobre o construto da Metamorfose em busca de Emancipação anunciam o Mundo da Vida do fundamento sobre onde a vida humana transcorre, transforma e transformada pelo mundo. Do mesmo modo, que ao falar das formas de comprometimento da vida humana, por exemplo, problematizam as estratégias de colonização do mundo vida no agenciamento psicossocial das interações humanas. A pesquisa é motivada a partir da seguinte afirmação: O Mundo da Vida é anunciando como a fundação intersubjetiva da Metamorfose em busca de Emancipação. Frente a isso, a curiosidade inteligível das implicações do Mundo da Vida para a Metamorfose Humana nos leva a seguinte questão: Como Metamorfose Humana em busca de Emancipação constitui-se a partir das condições intersubjetivas do Mundo da Vida? Elegemos a pesquisa bibliográfica como metodologia de trabalho. As tarefas se debruçarão sobre as obras clássicas e capitais de Edmund Husserl, Alfred Schultz, Tomas Luckmann, Peter Berger e Jürgen Habermas que privilegiam e tematizam o Mundo da Vida. Justificamos este projeto pela sua premência epistemológica na ampliação da compreensão do significado de Identidade Humana, enquanto metamorfose, para além dos princípios do pensamento habermasiano de colonização do Mundo da Vida e mediante diálogo com as perspectivas filosóficas dos demais autores arrolados para a consecução do desafio proposto. Busca-se investigar a categoria sintagma à luz dos fundamentos que permeiam os discursos psicológicos, filosóficos (epistemológicos) e sociológicos sobre o Mundo da Vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47676
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jasfilho.pdf50,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.