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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Ariadne Molina | - |
dc.contributor.author | Matos, Fernanda Cíntia Costa | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T11:20:32Z | - |
dc.date.available | 2019-11-12T11:20:32Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ariadne Molina; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 140-161. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7113-967-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47661 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Pontes | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Vivência em sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino da matemática é visto pela maioria dos educadores como um problema a ser superado na educação básica, por ocasionar consequências negativas nesses processos de ensino e aprendizagem. O exposto acima é reforçado pelo baixo índice de aprendizagem no ensino da matemática. Os professores e os alunos, nessa perspectiva, têm como objetivo driblar esses obstáculos, tentando adequar-se ao ensino da matemática atrelado às novas práticas pedagógicas. Voltadas, principalmente, para tornar o educando um indivíduo participativo, reflexivo e crítico na construção do conhecimento. Além disso, o saber matemático compreendido apenas na perspectiva de cálculos e fórmulas pré-concebidas, não são mais adequados no atual contexto de transformação do aluno em sujeito ativo da construção do seu próprio conhecimento.[...]Consideramos que a Matemática pode ser riquíssima no aprendizado desses alunos, isso por eles já terem contato em seus cotidianos com os números, trabalham com dinheiro, conta a pagar, a Matemática pode até ser uma grande auxiliar no aprendizado da leitura também. Entretanto, por outro lado entendemos que ministrar aula para EJA não é muito fácil e que requer do professor formação e capacitação, pois as metodologias utilizadas devem ser diferentes das do ensino regular, porém o que podemos constatar é que nem sempre isso acontece na prática, pois os professores são empurrados a dar aula na Educação de Jovens e Adultos sem mesmo passarem por uma capacitação.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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