Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Luiza Pinheiro e | - |
dc.contributor.author | Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T13:39:44Z | - |
dc.date.available | 2019-11-08T13:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Luiza Pinheiro e; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Resultados | pt_BR |
dc.title | A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os empreendimentos de pequeno porte estão ganhando força econômica e contribuindo para o desenvolvimento do País, mas ainda sofrem inúmeras dificuldades assim que criados, por motivos que vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Prova disso é a escola CEMI, que possui 490 alunos e 51 funcionários, a qual carecia de um planejamento estratégico que proporcionasse a tomada de decisões acerca de qual padrão de comportamento uma organização pretendia seguir, produtos e serviços que pretendia oferecer e mercados e clientes que pretendia atingir. Inicialmente, foi feito um diagnóstico empresarial com a direção e coordenação da escola, no qual foram levantados questionamentos que abordavam desde o setor estratégico até o setor de recursos humanos. Em seguida, o planejamento da escola começou a ser traçado, por meio do referencial estratégico e da análise de swot, seguidos do mapa estratégico e dos planos de ação. O próximo passo foi a aplicação do planejamento estratégico na escola. Desde o início do projeto, foi realizada a conscientização da direção da escola acerca da importância do envolvimento de todos os funcionários para que pudesse haver, de fato, resultados satisfatórios, como ampliar a lucratividade, aumentar o número de alunos, fortalecer a marca, melhorar a comunicação escola-responsáveis, melhorar a gestão interna e expandir a estrutura física. Paralelo a isso, foi realizado um treinamento básico sobre os princípios do planejamento estratégico e a sua importância. Nesse contexto, os resultados esperados para o CEMI incluirão planos de ação, como melhorar a eficiência na organização, no direcionamento, no controle, na infraestrutura e na acessibilidade da escola; bem como minimizar deficiências, da inadimplência até o pouco conhecimento acerca dos custos. Em suma, um dos resultados mais esperados em tal projeto é o intimismo da direção quanto à realidade da escola, dos seus concorrentes, dos seus clientes e dos seus funcionários. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_alpsilva.pdf | 49,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.