Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Adriana Leite Limaverde | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Rita Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-04T10:51:56Z | - |
dc.date.available | 2019-11-04T10:51:56Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Adriana Leite Limaverde; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Alunos com Síndrome de Down e suas experiências de leitura e escrita. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 59-78. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7591-562-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Mercado de Letras | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Níveis de Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Aluno de lenta aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.title | Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente capítulo se propõe a discutir a influência das experiências e oportunidades tornadas disponíveis nos ambientes sociocultural e familiar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de sujeitos com síndrome de Down. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com sete sujeitos com síndrome de Down, cuja idade varia de 10 a 24 anos.[...]Defendemos neste trabalho que a aprendizagem da leitura e da escrita faz parte de uma construção de conhecimento. Dessa forma, a criança vai descobrindo o sistema de regras e convenções que regem o sistema de escrita. Para que isso ocorra, ela necessita experienciar esse sistema, se utilizando, principalmente, da escrita espontânea. Ao entrar na escola, a criança já domina algumas habilidades de produção de texto oral e traz consigo vivências do mundo da escrita, que possibilitam representações sobre o que é ler e escrever. No meio social, ela interage com diferentes textos escritos, participa de situações de letramento e convive com pessoas que leem e escrevem.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_capliv_allgomesrvfigueiredo.pdf | 9,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.