Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Ana Beatriz Ferreira-
dc.contributor.authorMoura, Isaque Alan de Brito-
dc.contributor.authorMotta, Marcelo Ferreira-
dc.date.accessioned2019-11-01T18:10:49Z-
dc.date.available2019-11-01T18:10:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Beatriz Ferreira; MOURA, Isaque Alan de Brito; MOTTA, Marcelo Ferreira. Projetos de ensino do pet engenharia metalúrgica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47367-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupo de estudospt_BR
dc.subjectAcompanhamento de conteúdopt_BR
dc.subjectAnálise de currículopt_BR
dc.titleProjetos de ensino do pet engenharia metalúrgicapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesenvolver projetos com caráter de ensino é uma das vertentes trabalhadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Metalúrgica. À vista disso, apresentam-se três projetos executados atualmente neste aspecto: 1) Acompanhamento do Programa Disciplinar (APD). Este possui como foco o estudo dos conteúdos e da organização das disciplinas, visando a formação de um engenheiro metalurgista atualizado nacionalmente e internacionalmente. O projeto consistiu em análises do Projeto Pedagógico e dos conteúdos teórico/práticos das disciplinas do curso, conforme as diretrizes estabelecidas pelo MEC, bem como na realização de comparações com os currículos de outras instituições de ensino. Na etapa final, foram relacionadas as melhorias identificadas pelo projeto e apresentadas à coordenação de curso como pontos para discussões na reforma curricular; 2) Grupo de Estudos (GDE) é caracterizado pelo estudo coletivo das disciplinas. Geralmente, seu público-alvo são os alunos ingressantes, pois estes possuem mais dúvidas relacionadas aos conteúdos fundamentais para o êxito nas disciplinas anuais do ciclo básico. Os encontros ocorrem três vezes por semana e os bolsistas membros desse projeto responsabilizam-se pela subdivisão dos temas a serem estudados, locação da sala e (caso necessário) preparação de material e 3) O High English Learning Project (HELP) visa a melhoria do vocábulo em inglês dos participantes, tanto na área de engenharia – voltando-se à metalurgia – quanto em assuntos cotidianos. Semanalmente, as reuniões ocorrem e possuem o período de duração de uma hora. O material, preparado pelos bolsistas membros do projeto, contam com texto – sempre lido coletivamente – e atividade dinâmica.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_abfsousa.pdf49,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.