Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Adria de Arruda Moura-
dc.contributor.authorCândido, Sara Roberta Soares-
dc.contributor.authorSilva, Layane Cristine Câmara da-
dc.contributor.authorNogueira, Gustavo Guilherme Barbosa-
dc.contributor.authorSousa, Thiago Matheus de Paula-
dc.contributor.authorPereira, Ricardo Antonio de Castro-
dc.date.accessioned2019-11-01T18:10:02Z-
dc.date.available2019-11-01T18:10:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFREIRE, Adria de Arruda Moura; et al. Monitorias pet economia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47366-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuxiliarpt_BR
dc.subjectDisciplinaspt_BR
dc.subjectMonitoriaspt_BR
dc.titleMonitorias pet economiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução:A atividade busca reduzir as dificuldades encontradas pelos alunos de graduação em determinadas disciplinas, sobretudo as que apresentam alto índice de reprovação. Essa atividade é realizada através do acompanhamento individual e de aulas expositivas. As principais disciplinas que são abordadas são: Microeconomia, Macroeconomia, Estatística e Matemática. Há um foco específico em alunos do primeiro semestre, uma vez que é no primeiro semestre que ocorre a maior evasão, e esses alunos estão pouco habituados ao ambiente acadêmico, de modo que precisam de um auxílio maior nas disciplinas. Objetivos: Auxiliar os estudantes no aprendizado de disciplinas que registram um grande número de reprovações e evasão; reduzir a evasão geral no curso de economia que tem sido muito elevada; desenvolver os próprios bolsistas na formação de iniciação à docência; mitigar as dificuldades encontradas pela maioria dos alunos nas disciplinas ligadas à área de métodos quantitativos. Metedologia:Cada bolsista do PET fica responsável por disponibilizar disciplinas e horários para monitorias, ficando na sala à disposição dos alunos para tirar dúvidas específicas. Os alunos também ficam livres para informar suas dificuldades aos bolsistas e propor horários para aulas tira-dúvidas. Resultados: Esperamos com essa atividade reduzir o índice de reprovação dos alunos nas disciplinas mais difíceis, incentivar os alunos à cooperação mútua no estudo das disciplinas e, consequentemente, reduzir a evasão. Promover um maior contato do PET com o corpo discente e fazer com que o discente possa se integrar cada vez mais ao meio acadêmico. Conclusão: São entregue aos alunos participantes, uma ficha que avaliará a didática dos bolsistas instrutores,além de pedir sugestões no intuito de aperfeiçoar a prática de ensino, parâmetros esses que guiarão o petiano no sentido de desenvolver a atividade com excelência. Até presente momento as avaliações têm sido positivas.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_aamfreire.pdf48,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.