Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Ana Beatriz Leite-
dc.contributor.authorCarvalho, João Luís de Lima-
dc.contributor.authorMendonça, Marina da Silva-
dc.contributor.authorSousa, Mariany Ferreira de-
dc.contributor.authorFreire, Karina Pinheiro Gurgel-
dc.contributor.authorMenezes, Maria Ozilea Bezerra-
dc.date.accessioned2019-11-01T18:07:17Z-
dc.date.available2019-11-01T18:07:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Ana Beatriz Leite; et al. Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImportânciapt_BR
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleImportância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criaçãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO PET-Oceano foi criado em 2010 e desde então vêm realizando diversas atividades dentro do tripé pesquisa, ensino e extensão. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo se encontram ações de divulgação do curso, como o Dia do Oceanógrafo, minicursos de capacitação, palestras e oficinas. Com o intuito de avaliar o desempenho do PET-Oceano, foi elaborado um questionário visando a compreensão das opiniões dos alunos sobre o grupo e seus serviços. O mesmo foi disponibilizado nas redes sociais para atingir um maior número de participantes e foram aceitas respostas do período de 17 de setembro a 4 de outubro de 2015. No total, obteve-se a resposta de 81 participantes, ingressos entre 2008 e 2015, entre alunos ativos (91,4%) e não-ativos (8,6%) do curso. Como resultado, 21% dos participantes se disseram muito satisfeitos e 45,7% satisfeitos com os serviços oferecidos pelo PET-Oceano. Entre as atividades que mais contribuíram para a melhoria da formação acadêmica estão a Semana de Ciências do Mar, o Descobrindo a Oceanografia e os minicursos realizados durante o ano. A maior insatisfação dos estudantes está na temática “mercado de trabalho”, onde 72,8% acham que o grupo deve melhorar nesse quesito. Aproximadamente 40% dos participantes classificou a ação de divulgação do curso por parte do PET como regular. A quase totalidade dos participantes (98,8%) afirmaram que o PET é importante para o curso. De maneira geral, a maioria dos participantes está satisfeito com as ações do PET-Oceano, porém acreditam ser necessário um melhor direcionamento de ações para o mercado de trabalho, como a parceria com empresas e consultorias ambientais e a fundação da Empresa Jr. no curso, com intuito de suprir essa lacuna na graduação. A presente pesquisa foi importante para analisar de forma crítica as atividades realizadas e as demandas dos alunos, procurando melhorar as ações futuras.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ablcavalcante.pdf51,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.