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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cavalcante, Ana Beatriz Leite | - |
dc.contributor.author | Carvalho, João Luís de Lima | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Marina da Silva | - |
dc.contributor.author | Sousa, Mariany Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Freire, Karina Pinheiro Gurgel | - |
dc.contributor.author | Menezes, Maria Ozilea Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T18:07:17Z | - |
dc.date.available | 2019-11-01T18:07:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Ana Beatriz Leite; et al. Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Importância | pt_BR |
dc.subject | Questionário | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O PET-Oceano foi criado em 2010 e desde então vêm realizando diversas atividades dentro do tripé pesquisa, ensino e extensão. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo se encontram ações de divulgação do curso, como o Dia do Oceanógrafo, minicursos de capacitação, palestras e oficinas. Com o intuito de avaliar o desempenho do PET-Oceano, foi elaborado um questionário visando a compreensão das opiniões dos alunos sobre o grupo e seus serviços. O mesmo foi disponibilizado nas redes sociais para atingir um maior número de participantes e foram aceitas respostas do período de 17 de setembro a 4 de outubro de 2015. No total, obteve-se a resposta de 81 participantes, ingressos entre 2008 e 2015, entre alunos ativos (91,4%) e não-ativos (8,6%) do curso. Como resultado, 21% dos participantes se disseram muito satisfeitos e 45,7% satisfeitos com os serviços oferecidos pelo PET-Oceano. Entre as atividades que mais contribuíram para a melhoria da formação acadêmica estão a Semana de Ciências do Mar, o Descobrindo a Oceanografia e os minicursos realizados durante o ano. A maior insatisfação dos estudantes está na temática “mercado de trabalho”, onde 72,8% acham que o grupo deve melhorar nesse quesito. Aproximadamente 40% dos participantes classificou a ação de divulgação do curso por parte do PET como regular. A quase totalidade dos participantes (98,8%) afirmaram que o PET é importante para o curso. De maneira geral, a maioria dos participantes está satisfeito com as ações do PET-Oceano, porém acreditam ser necessário um melhor direcionamento de ações para o mercado de trabalho, como a parceria com empresas e consultorias ambientais e a fundação da Empresa Jr. no curso, com intuito de suprir essa lacuna na graduação. A presente pesquisa foi importante para analisar de forma crítica as atividades realizadas e as demandas dos alunos, procurando melhorar as ações futuras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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