Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47329
Tipo: TCC
Título: Efeito dos polissacarídeos sulfatados das algas marinhas Gracilaria birdiae, Solieria filiformes e Lobophora variegata, na resistência de náuplios de artêmia submetidos a estresse salino
Autor(es): Xavier, Ricardo Beserra
Orientador: Farias, Wladimir Ronald Lobo
Palavras-chave: Polissacarídeo;Estresse salino;Náuplios de artêmias
Data do documento: 2010
Citação: XAVIER, Ricardo Beserra. Efeito dos polissacarídeos sulfatados das algas marinhas Gracilaria birdiae, Solieria filiformes e Lobophora variegata, na resistência de náuplios de artêmia submetidos a estresse salino. 2010. 32 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Um dos maiores problemas na aquicultura atual é a necessidade de se utilizar elevadas densidades nos cultivos para se obter bons lucros. No entanto, esta prática muitas vezes resulta em um aumento das taxas de mortalidade, pois leva os organismos a situações de estresse e, consequentemente, queda no sistema de defesa. Atualmente vários compostos têm sido utilizados como imunoestimulantes na aquicultura, dentre eles os polissacarideos sulfatados extraídos de algas marinhas. O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos dos polissacarideos sulfatados brutos das algas marinhas Gracilaria birdiae, Soheria filiformes e Lobophora variegata, bem como de suas frações purificadas em coluna de troca iônica, na resistência de naiiplios de artemia submetidos a um estresse salino com salmoura concentrada (350 g/L). Os PS brutos foram purificados em uma cromatografia de DEAE-celulose, quando foram avaliados o teor de açúcar e a atividade metacromatica das frações eluidas com diferentes concentrações de NaCl. Após a administração dos PS brutos e de suas frações aos naúplios, foram observadas diferenças significativas em relação ao controle que não foi exposto aos PS. Desta forma, o teste do estresse salino utilizando naiiplios de artdmia é uma maneira rápida e eficaz para se avaliar o potencial de PS de algas marinhas no aumento da resistência de crustáceos submetidos à condições adversas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47329
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_rbxavier.pdf12,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.