Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47323
Tipo: TCC
Título: Aplicação de fontes alternativas de cálcio na água de cultivo e desempenho zootécnico de juvenis de tilápia em condições laboratoriais
Autor(es): Pinheiro, Paloma Damasceno
Orientador: Sá, Marcelo Vinícius do Carmo e
Palavras-chave: Cálcio;Aquicultura
Data do documento: 2010
Citação: PINHEIRO, Paloma Damasceno. Aplicação de fontes alternativas de cálcio na água de cultivo e desempenho zootécnico de juvenis de tilápia em condições laboratoriais. 2010. 31 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: 0 ion cálcio é muito importante para os sistemas biológicos e participa de varias reações enzimáticas. Os peixes absorvem cálcio diretamente do seu ambiente, através do epitélio das branquias, nadadeiras e por via oral. Além do carbonato de cálcio, outros compostos, tais como o cloreto de cálcio e o sulfato de cálcio, podem ser utilizados na calagem em aquicultura, com a finalidade de aumentar a dureza da agua. O trabalho teve por objetivo buscar fontes alternativas de cálcio para uso em aquicultura, sendo este dividido em três fases. O teste piloto foi realizado para confirmar a efetividade do EDTA como agente quelante do cálcio presente na água e avaliar seu efeito no pH da água. No teste principal cinco taxas de aplicação de Na-EDTA (25; 50; 75; 100 e 125 mg L-1) foram avaliadas. A concentração de cálcio na agua foi determinada inicialmente (antes da aplicação de EDTA) e após uma hora. A expressão y = -0,0911x + 3,3628 (R2 = 0,933) foi obtida a partir da regressão realizada na qual x representa a concentração desejada de cálcio na água e y a relação EDTA razão de EDTA necessário/ dureza calcica inicial da água. A primeira fase teve por objetivo avaliar a elevação da dureza da água com diferentes fontes alternativas de cálcio. No teste principal três diferentes produtos (CaCO3, CaCl2 e CaSO4), de qualidade analitica, foram aplicados à água mole, na concentração de 1 mg L-1. Após a aplicação dos produtos na água, a dureza total, dureza calcica e alcalinidade total da água foram determinadas após 15 minutos, 24, 72 e 168 horas. Visualizou-se que á medida que a taxa de aplicação aumentou, houve grande elevação na dureza calcica da agua tratada com cloreto de cálcio. Para o carbonato e sulfato de cálcio observou-se baixa elevação na dureza da água, estando este relacionado a solubilidade. A segunda fase teve por objetivo avaliar a qualidade da água e desempenho zootécnico de juvenis de tilapia do Nilo submetidos a diferentes fontes alternativas de ado. Os três diferentes produtos (CaCO3, CaCl2 e CaSO4) de qualidade analítica, foram aplicados à água mole, na concentração de 30 mg L-1. Após a aplicação dos produtos na água, os parâmetros de qualidade de água, bem como os parâmetros zootécnicos foram analisados durante o período do experimento. Logo, foi possível observar que não ha vantagem zootécnica em substituir o carbonato de cálcio pelo cloreto de cálcio ou sulfato de cálcio na correção da dureza da água de cultivo de tilápias. Além disso, observou-se que apesar da aplicação de cloreto de cálcio elevar significativamente a dureza da agua, não há beneficio aparente para o desempenho zootécnico se os animais são alimentados com ração balanceada contendo percentual significativo de cálcio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47323
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_pdpinheiro.pdf15,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.