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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47290
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dutra, Sandro de Cássio | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T19:13:36Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T19:13:36Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Sandro de Cássio. O espectador teatral do século XX: o Projeto de Jacques Copeau. Revista Passagens, Fortaleza, v. 10, n. 1, p.182-199, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 2179 9938 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47290 | - |
dc.description.abstract | In contemporary theater, more precisely from the twentieth century, there is a notable concern of theatrical directors, regarding the spectador's disposition, to modify the traditional agreement established in theatron (place of view) to, among other proposals, bring the public to the skené (stage). This article discusses this transformation, focusing on the ideas of the French director Jacques Copeau who, in addition to studying the actor's formation, daily worried about the spectator, seeking to know their aspirations, potentialities and reactions. Copeau believed that the public was not limited to vulgar demands. Later, Rancière would theorize about the "emancipated spectator." | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Passagens | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Espectador | pt_BR |
dc.title | O espectador teatral do século XX: o Projeto de Jacques Copeau | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No teatro contemporâneo, mais precisamente a partir do século XX, há uma notável preocupação de diretores teatrais, no que concerne à disposição do espectador, para modificar o tradicional acordo instaurado no theatron (lugar de onde se vê) para, dentre outras propostas, trazer o público para a skené (palco). Neste artigo, pretendemos discutir tal transformação, com foco sobre as ideias do diretor francês Jacques Copeau, que além de se debruçar sobre a formação do ator, preocupou-se cotidianamente com o espectador, procurando conhecer suas aspirações, potencialidades e reações. Copeau acreditava que o público não se limitava a exigências vulgares. Mais tarde, Rancière teorizaria sobre o “espectador emancipado” | pt_BR |
dc.title.en | The theatrical spectator of the twentieth century: the Project of Jacques Copeau | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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