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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Cícero Avelino-
dc.contributor.authorSilva, Pablo Rodrigo da-
dc.date.accessioned2019-10-30T17:42:49Z-
dc.date.available2019-10-30T17:42:49Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationLIMA, Cícero Avelino; SILVA, Pablo Rodrigo da. (Des)caminhos da história ensinada: educação e resistência em Fortaleza (1972-1985). In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 3., 10-13 nov. 2010, Quixada (CE). Anais... Quixada (CE): FECLESC, 2010. p.15-22. Tema: Homenagem a Cego Aderaldo a formação docente no contexto contemporâneopt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47267-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFECLESCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino-Históriapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.title(Des)caminhos da história ensinada: educação e resistência em Fortaleza (1972-1985)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA História ao longo de tempos exerceu fascínios, foi utilizada como mecanismo de justificação, julgo e exaltação de pessoas e instituições. No Brasil, por exemplo, ela foi introduzida nos currículos educacionais obrigatórios no século XIX, com o objetivo político de forjar uma identidade nacional. Podemos conferir através da historiografia que esse papel continuou a ser exercido, ampliando o seu campo de atuação e se adequando às necessidades elencadas de cada época. ―As causas, em história como em outros domínios, não são postuladas. São buscadas”. A respeito do ensino de História brasileira, especificamente quero delimitar um período que me chama atenção: conhecido como Ditadura Militar (1964-1985) aliado a utilização da educação histórica por esse regime. A aproximação desse objeto foi se desenvolvendo, acreditamos, a partir de leituras relacionadas a esse tema e a uma pesquisa realizada por nós sobre Osmírio de Oliveira Barreto, quando este era o então Diretor do Museu do Ceará (1971-1991). Um dos focos da pesquisa foi a discussão da cultura cívica na educação museológica. Esta nos proporcionou um diálogo entre Ditadura Militar, patrimônio cultural e educação.[...]pt_BR
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