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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Cícero Avelino | - |
dc.contributor.author | Silva, Pablo Rodrigo da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T17:42:49Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T17:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Cícero Avelino; SILVA, Pablo Rodrigo da. (Des)caminhos da história ensinada: educação e resistência em Fortaleza (1972-1985). In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 3., 10-13 nov. 2010, Quixada (CE). Anais... Quixada (CE): FECLESC, 2010. p.15-22. Tema: Homenagem a Cego Aderaldo a formação docente no contexto contemporâneo | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47267 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | FECLESC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino-História | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.title | (Des)caminhos da história ensinada: educação e resistência em Fortaleza (1972-1985) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A História ao longo de tempos exerceu fascínios, foi utilizada como mecanismo de justificação, julgo e exaltação de pessoas e instituições. No Brasil, por exemplo, ela foi introduzida nos currículos educacionais obrigatórios no século XIX, com o objetivo político de forjar uma identidade nacional. Podemos conferir através da historiografia que esse papel continuou a ser exercido, ampliando o seu campo de atuação e se adequando às necessidades elencadas de cada época. ―As causas, em história como em outros domínios, não são postuladas. São buscadas”. A respeito do ensino de História brasileira, especificamente quero delimitar um período que me chama atenção: conhecido como Ditadura Militar (1964-1985) aliado a utilização da educação histórica por esse regime. A aproximação desse objeto foi se desenvolvendo, acreditamos, a partir de leituras relacionadas a esse tema e a uma pesquisa realizada por nós sobre Osmírio de Oliveira Barreto, quando este era o então Diretor do Museu do Ceará (1971-1991). Um dos focos da pesquisa foi a discussão da cultura cívica na educação museológica. Esta nos proporcionou um diálogo entre Ditadura Militar, patrimônio cultural e educação.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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