Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47261
Tipo: TCC
Título: A história em quadrinhos no combate à dengue: a visão do professor de ciências do ensino fundamental
Autor(es): Gomes, Nayana Soares
Orientador: Leite, Raquel Crosara Maia
Palavras-chave: Historias em Quadrinhos;material lúdico;concepção dos professores
Data do documento: 2016
Citação: GOMES, Nayana Soares. A história em quadrinhos no combate à dengue: a visão do professor de ciências do ensino fundamental. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a concepção dos professores das escolas municipais de Fortaleza-CE, em relação à utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) no combate a dengue como material de auxílio em sala de aula. Optou-se, então, pela divulgação de materiais já existentes chamados “Maluquinho contra dengue 1 e 2” que são histórias em quadrinhos, elaborada por Ziraldo Alves Pinto, para serem avaliados pelos professores como material de auxílio em aulas; para o ensino fundamental. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário semiestruturado, elaborado pela autora. Foram obtidos dados: sobre a formação dos professores, evidenciando que: 74% possuíam especialização em seu currículo, 17% Mestrado e 9% Doutorado. Desses professores 55% revelaram não ter contato com o tema dengue durante a formação acadêmica. Quanto aos fatos que mais chamaram a atenção em relação ao tema dengue, 22% dos professores relataram ter sido a realização de projetos com os alunos na escola, enquanto que 22% relataram ter sido a falta de ação dos alunos em realizar a própria prevenção domiciliar. Como método de aula, 23% relataram utilizar panfletos e outros 23% métodos expositivos dialogados. Em relação à demonstração de interesse dos alunos sobre o tema dengue, 96% dos professores declararam que ainda existe o interesse por parte dos alunos. Quanto às dúvidas dos alunos sobre o tema, professores reportaram um equilíbrio em ter ou não dúvidas. No tocante às fontes de pesquisa, 50% dos educadores afirmaram que utilizam com frequência a internet. Dos feedbacks obtidos, 45% denominaram que a ludicidade desenvolve o prazer de aprender através de jogos e brincadeiras e 77% dos professores mencionaram que incluem métodos lúdicos em sua prática pedagógica. Durante a formação acadêmica, 78% dos professores não tiveram experiência com a utilização de HQs e 96% confessaram que poderiam utilizar em suas aulas esse estilo de material didático. Na avaliação do material todos falaram que o formato facilita a aprendizagem e que leva informações necessárias ao aluno e 91% constataram que esse material leva o aluno a refletir sobre o assunto. Ao avaliar as HQs “Maluquinho contra dengue 1 e 2”, 39% afirmaram que o material é ótimo e 26% citaram ser muito bom. Há uma grande aceitação dos educadores sobre a utilização de HQs, tendo em vista que é um ótimo material lúdico e com uma linguagem eficiente.
Abstract: The present project aimed at analyzing the conception of using comics, as an educational tool, for teachers of municipal schools of Fortaleza, Ceará, as a strategy for the prevention of Dengue fever. Then, the comics called "Maluquinho contra dengue 1 and 2", written by Ziraldo Alves Pinto, were released in municipal schools in order to be evaluated by teachers as an ancillary tool in classes for Elementary School students. The research was performed through the application of a semi-structured questionnaire elaborated by the author. Data on teachers' educational background were obtained, demonstrating that 74% had a specialization degree, 17% Master's degree and 9% Doctorate degree. Out of these teachers, 55% revealed not having previous contact with the theme dengue fever throughout their academic upbringing. In addition, 22% of the teachers reported the performance of school projects with students as one of the facts that drew their attention to the topic Dengue fever, while other 22% reported the students' lack of action for their own household prevention as the most surprising fact in this topic. As for education methodologies, 23% of the teachers reported the use of flyers, while other 23% stated the use of exposition-dialogue approaches. Concerning students' interest and doubts on the theme Dengue fever, 96% of the teachers reported that the students still are interested in this topic and all of them stated that approximately 50% of the students still have doubts. As for research sources, 50% of the teachers stated the frequent use of the internet. Of the obtained feedbacks, 45% stated that playfulness develops the pleasure in learning through games and fun activities and 77% of the teachers mentioned that they include ludic methods in their pedagogic approaches. During their academic upbringing, 78% did not have experiences with the use of comics as an educational tool and 96% stated that they can use this type of educational material in their classes. Concerning the evaluation of this teaching material, all teachers stated that this format facilitates the learning process by giving the necessary information and 91% agreed that this type of material makes students think about the subject. As for the comics "Maluquinho contra dengue 1 e 2”, 39% stated that it is an excellent teaching tool, while 26% stated that it is very good. There is a great acceptance of educators on the use of comics as teaching tools, considering they are an excellent ludic material with an efficient language for children.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47261
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_nsgomes.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.