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Tipo: TCC
Título: Condição vacinal dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Corpe, Fernanda Pires
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Vacinação;Vacinação em adultos;Condição vacinal;Universitários
Data do documento: 2016
Citação: CORPE, Fernanda Pires. Condição vacinal dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. 2016. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: A vacinação é considerada um dos métodos mais eficazes de imunização ativa para redução da morbimortalidade por doenças imunopreveníveis. Dada a importância da vacinação, os calendários vacinais são disponibilizados e neles são apresentados os esquemas vacinais indicados para diferentes faixas etárias e grupos específicos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a condição vacinal dos estudantes do curso de Ciências biológicas da Universidade Federal do Ceará em 2016. Para tanto, foi feito um estudo descritivo e transversal, por meio de questionário semiestruturado para verificar quais vacinas para adultos os estudantes haviam recebido e fazer um diagnóstico sobre o conhecimento dos mesmos sobre a importância da imunização em sua área de atuação e dos riscos a que estão expostos. Foram questionados 138 estudantes, de todos os semestres, do total de 382 matriculados no curso. Em relação à situação vacinal, 92 (66,7%) afirmaram possuir cartão de vacinação para adultos, enquanto que 61 (44,2%), do total de estudantes pesquisados, informaram estar em dia com o cartão vacinal e 51 (37%) não souberam informar. A maior cobertura identificada foi para a vacina Tríplice viral, com 77,4% (106) dos estudantes vacinados, seguida da Influenza e Hepatite B com coberturas de 47,4% (65) e 43,8% (60), respectivamente. Embora a vacinação se apresente como uma medida efetiva de proteção e prevenção é perceptível a baixa adesão dos graduandos. O conhecimento dos acadêmicos sobre grupos de risco para as doenças imunopreveníveis, sobre os programas de imunização e a importância da vacinação como uma medida preventiva para a sua área de atuação se constitui ainda insuficiente. Esses fatores indicam a necessidade de introdução de atividades que visam esclarecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre imunizações.
Abstract: Vaccination is considered one of the most effective methods of immunization in reducing mortality caused by vaccine-preventable diseases. Given the importance of immunization methods, vaccination schedules are made available and are presented the vaccination schemes recommended for different ages and other specific groups. This study aims to evaluate the vaccination status of active undergraduate students of Biological Sciences course from Universidade Federal do Ceará in the year of 2016. A descriptive and transversal study was conducted, using a semi structured questionnaire. In order to check which vaccines are recommended to adults, the students have to make a diagnosis of their expertise about the importance of immunization in their occupation area and the risks to which they are exposed to. From the 382 registered students in Biological Sciences course, 138, from all semesters, were subjected to questioning. Regarding the vaccine status, 92 (66,7%) claimed to possess the vaccination card for adults while 61 (44,2%), of total students surveyed, reported being up to date with vaccination schedule and 51 (37%) were not able to inform it. Most coverage was observed for MMR, with 77,4% (106) of vaccinated students, followed by Influenza and Hepatitis B, with coverage of 47,4% (65) and 43,8% (60), respectively. Although vaccination is presented as an effective measure of protection and prevention, it is noticeable the low commitment of the undergraduate students to the vaccination scheme. The students’ knowledge about risk groups for vaccine-preventable diseases, about immunization programs and the importance of vaccination as a preventive measure for their area is still insufficient. This indicates the need to introduce activities to clarify and broaden the students’ knowledge about immunizations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47255
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