Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47251
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Coleção Miguel Chikaoka, um patrimonio artístico e educacional – Acervo Casa das Onze Janelas |
Título em inglês: | Collection Miguel Chikaoka, an artistic heritage and educational - Collection House Of Eleven Windows |
Autor(es): | Mokarzel, Marisa de Oliveira |
Palavras-chave: | Chikaoka, Miguel, 1950-;Coleção;Educação- arte |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | FAEB-IFCE |
Citação: | MOKARZEL, Marisa de Oliveira. Coleção Miguel Chikaoka, um patrimonio artístico e educacional – Acervo Casa das Onze Janelas. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 25.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES, 3., 5-9 nov. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): FAEB-IFCE, 2015. p.938-949. Tema: Políticas Públicas e Ensino das Artes:formação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. |
Resumo: | Este artigo aborda a coleção Miguel Chikaoka, doada para integrar o acervo do Museu Casa das Onze Janelas, em 2015, através do Prêmio Marcantonio Vilaça/Funarte. O artista reside em Belém (PA) desde o início dos anos 1980, e vem contribuindo sobremaneira com as discussões referentes à imagem e com a formação de fotógrafos que, como ele, estão na cena da fotografia contemporânea brasileira. As análises da coleção baseiam-se principalmente em Nicolas Bourriaud (2009), Ana Mae Barbosa (2001, 2009), Rejane Coutinho (2009) e Robert William Ott (2001). Apesar da coleção se constituir, na maior parte por fotografias, foram analisados o vídeo, os objetos e a instalação porque revelam o caráter experimental de um artista propositor e são, em geral, resultantes de um trabalho coletivo originado no processo educativo |
Abstract: | This article discusses the Miguel Chikaoka collection, donated to integrate the collection of the Eleven Windows House Museum in 2015 by Marcantonio Vilaca Award / Funarte. The artist lives in Belém (PA) since the early 1980s, and is greatly contributing to discussions regarding the image and the formation of photographers who, like him, are the scene of Brazilian contemporary photography. Analyses of the donated collection are mainly based on Nicolas Bourriaud (2009), Ana Mae Barbosa (2001.2008) and Robert William Ott (2001). Despite the collection constitute, mostly by photos, the focus of the analysis was the video, objects and installation, because they reveal the experimental character of an artist proponent and are generally resulting from a collective work originated in the educational process. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47251 |
ISSN: | 2358-7423 (Impresso) 2525-880X (Online) |
Aparece nas coleções: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_momokarzel.pdf | 374,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.