Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChagas, Debora Frota-
dc.contributor.authorLeite, Raimundo Hélio-
dc.date.accessioned2019-10-30T15:14:32Z-
dc.date.available2019-10-30T15:14:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCHAGAS, Debora Frota; LEITE, Raimundo Hélio. Arte educação em escolas de educação militar: poéticas de criação a partir da resistência e da desobediência. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 26. 14-18 nov. 2016, Roraima (RR). Anais... Roraima (RR): UFFR, 2016. p.195-205.pt_BR
dc.identifier.issn2358-7423 (Impresso)-
dc.identifier.issn2525-880X (Online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47248-
dc.description.abstractThis article was made from a reflective process about the investigation of my master entitled PROCESSOS DE CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO: POÉTICAS DA APRENDIZAGEM EM ARTE NAS ESCOLAS MILITARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ. artistic actions taken in the first military school studied, Colégio da Polícia Militar do Ceará, basic education institution member of the Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, contracted to the Secretaria de Educação do Estado, where I am a teacher since 2012, teaching the discipline Art Education and theater workshops for students of elementary and secondary school II. Pedagogical artistic actions start from critical reflections with students about the strict regulations of the school and the feelings and emotions of students in the school routine. Writing is first and foremost an experience report, produced by the necessity of art exist and resist the military education schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFRRpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.titleArte educação em escolas de educação militar: poéticas de criação a partir da resistência e da desobediênciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo foi constituído a partir de um processo reflexivo acerca da investigação de meu mestrado em Educação Brasileira intitulado PROCESSOS DE CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO: POÉTICAS DA APRENDIZAGEM EM ARTE NAS ESCOLAS MILITARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ. Ações artísticas realizadas na primeira escola militar pesquisada, Colégio da Polícia Militar do Ceará, instituição de educação básica integrante da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, conveniada à Secretaria de Educação do Estado, onde sou professora desde 2012, ministrando a disciplina Arte Educação e oficinas de teatro, para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. As ações artísticas pedagógicas partem de reflexões críticas com os estudantes a cerca do regulamento rígido da escola e das sensações e emoções dos estudantes no cotidiano escolar. A escrita é antes de tudo um relato de experiência, produzida pela necessidade da Arte existir e resistir nas escolas de educação militar.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_dfchagas.pdf966,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.