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Tipo: Dissertação
Título: O Programa Bolsa Família e os seusiImpactos na redução do abandono escolar no Ensino Médio no Município de Acaraú-CE, no período 2018-2019
Autor(es): Araújo, Terezinha Célia de Sousa
Orientador: Santiago, Eduardo Girão
Palavras-chave: Política Social;Programa Bolsa Família;Pobreza;Educação;Abandono escolar
Data do documento: 2019
Citação: ARAÚJO, Terezinha Célia de Sousa. O Programa Bolsa Família e os seus impactos na redução do abandono escolar no Ensino Médio no Município de Acaraú-CE, no período 2018-2019. 2019. 213f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: A pesquisa apresenta um estudo sobre o Programa Bolsa Família e os seus impactos na redução do abandono escolar no Ensino Médio no Município de Acaraú - CE, no período 2018-2019. Teve o objetivo de analisar a relevância do Programa Bolsa Família, e mais especificamente, seus impactos na redução do abandono escolar dos grupos sociais mais pobres e vulneráveis do município de Acaraú-CE, matriculados no Ensino Médio. A metodologia desta pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva de avaliação de política pública social, em profundidade e contra - hegemônica. A abordagem foi qualitativa, apoiando-se em dados quantitativos e empregou como procedimentos: revisão bibliográfica fundamentada em autores, Leis, Decretos e Documentos Legais. No contexto das seis escolas de Ensino Médio do município de Acaraú foram entrevistados 23 pais beneficiários do PBF, os gestores escolares e foi aplicado um questionário a uma amostra de 556 alunos beneficiários do PBF. Também foram entrevistados no respectivo Município, o Secretário de Assistência Social, o Gestor Municipal do CadÚnico e PBF, e ainda, um entrevistador do PBF. Ressalta-se que, além das entrevistas e da aplicação do questionário, observações perpassaram todos os momentos do estudo. Nas considerações finais, a análise reporta-se ao PBF como uma política pública federal de cunho social, criada no Governo Lula (2003-2010), para enfrentar a pobreza e a miséria no Brasil, considerado de extrema importância para as famílias pobres e extremamente pobres de Acaraú, no que se refere à “ajuda” na educação, na saúde, na autoestima e autonomia das mulheres, na frequência escolar e um importante aliado, também, no enfrentamento e minimização do abandono escolar no Ensino Médio. Identificou-se que o PBF se configura como um dos fatores impulsionadores da economia do município, permitindo a concessão de crédito aos seus beneficiários, proporcionando-lhes mudanças positivas na vida em família, muito embora, a maioria deles continuem condicionada à situação de pobreza.
Abstract: The research presents a study about the Bolsa Família Program and its impacts in the reduction of the dropout in the high school in the municipality of Acaraú-CE, in the period between 2018-2019. It aimed to analyze the relevance of the Bolsa Família Program (BFP), and more specifically, its impacts on reducing the dropout of the poorest and most vulnerable social groups in the municipality of Acaraú-CE, enrolled in high school. The methodology of this research was developed from a perspective of evaluation of social public policy, in depth and counter-hegemonic. The approach was qualitative, based on quantitative data and used as procedures: bibliographic review based on authors, Laws, Decrees and Legal Documents. In the context of the six high schools in the municipality of Acaraú, 23 BFP beneficiary parents and school managers were interviewed and a questionnaire was applied to a sample of 556 BFP beneficiary students. Also interviewed in the respective municipality, the Secretary of Social Assistance, the Municipal Manager of CadÚnico and BBP, and the interviewer of the BFP as well. It is noteworthy that, in addition to the interviews and the application of the questionnaire, observations permeated all moments of the study. In the final considerations, the analysis refers to the BFP as a federal public policy of a social nature, created in the Lula Government (2003-2010), to address poverty and misery in Brazil, and it is extremely important for the poor and extremely poor families of Acaraú, in terms of "help" in education, health, self-esteem and autonomy of women, in school attendance, and it is also an important ally in the confrontation and minimization of dropout in high school. It has been configured as one of the factors that has been driving the economy of the municipality, it has allowed the granting of credit to its beneficiaries, it is providing them positive changes in family life, even though the data show that most of them remain conditioned to the situation of poverty.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47236
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