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Tipo: TCC
Título: Gerenciamento dos resíduos passivos do Laboratório Didático de Microbiologia da UFC: um estudo de caso
Autor(es): Soares, Ana Carolina Vieira
Orientador: Martins, Claudia Miranda
Coorientador: Machado, Francisca Lívia de Oliveira
Palavras-chave: Inventário;Resíduos químicos;Neutralização;Descarte
Data do documento: 2016
Citação: SOARES, Ana Carolina Vieira. Gerenciamento dos resíduos passivos do Laboratório Didático de Microbiologia da UFC: um estudo de caso. 2016. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O gerenciamento de resíduos químicos passivos é um assunto que atualmente vem ganhando cada vez mais importância. Isso é devido ao fato de que uma vez realizado de forma incorreta (tratado e disposto de forma errada) pode comprometer os recursos naturais, como água, solo e ar. Os resíduos químicos incluem diversos produtos como reagentes vencidos ou em desuso; resíduos provenientes de aulas práticas ou projetos de pesquisa. Desse modo, sua presença e acúmulo são comuns em ambientes laboratoriais e principalmente em universidades. Sendo assim, é de fundamental importância a presença de um programa de gerenciamento de resíduos dentro das universidades. Um exemplo de um Programa de gerenciamento de resíduos em atividade e que foi criado em 2005 é o da Universidade Federal do Ceará ( UFC), o PROGERE-UFC. Diante disso, foi feito o presente trabalho: “Gerenciamento dos resíduos passivos do Laboratório didático de microbiologia da UFC: um estudo de caso”, o qual foi realizado no atual anexo do LAMAB (Laboratório de Microbiologia Ambiental) e em parceria com o PROGERE-UFC. Anteriormente, este era um laboratório didático de Microbiologia, o qual foi transferido para um novo bloco e nesse local ficou esse anexo de pesquisa. Durante a transição de didático para laboratório de pesquisa, percebeu- se a presença de vários materiais passivos estocados de forma desorganizada. Desse modo, com a orientação do PROGERE, esse material foi inventariado e organizado em caixas de acordo com a incompatibilidade química observada nas FISPQ’s (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) ou MSDS (Material Safety Data Sheet), em tabelas fornecidas pelo PROGERE e da consulta no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Além disso, separou- se esse material em reagentes identificados e resíduos químicos e rotulou- se aqueles que tiveram necessidade. Foram inventariadas 20 caixas no total, sendo 15 de reagentes identificados e 5 de resíduos, totalizando 237 materiais passivos. Os reagentes identificados foram cadastrados no banco de reagentes do PROGERE e alguns dos resíduos foram neutralizados (hidróxido de sódio e ácido sulfúrico, por exemplo). Esse estudo de caso foi importante e alcançou seus objetivos, uma vez que permitiu uma melhora no gerenciamento desses resíduos químicos, proporcionando rastreabilidade e destinação final a alguns dos resíduos.
Abstract: The management liabilities chemical residues is an issue that is currently gaining increasing importance. This is due to the fact that once performed incorrectly (handled and disposed incorrectly) can compromise the natural resources such as water, soil and air. Chemical residues include several products as reagents past due or in disuse; waste from practical classes and research projects. Thus, their presence and accumulation are common in laboratory environments and thereby mainly at universities. It is therefore of fundamental importance to the presence of a residue management program within universities. An example of a waste management program in operation and which was established in 2005 at Universidade Federal do Ceará(UFC) is PROGERE- UFC( Programa de Gerenciamento de Resíduos) Therefore, this study was done: "Management of Educational Laboratory liabilities residues Microbiology UFC: a case study", which was carried out in the current Annex to LAMAB (Laboratório de Microbiologia Ambiental) and in partnership with the PROGERE -UFC. Previously, this was a teaching laboratory of Microbiology, which was transferred to a new block and in that this site was attached search. During the teaching laboratory transition for attachment research, it was found the presence of several disorganized passive materials and stored incorrectly mode. Thus, with the guidance of PROGERE, this material was inventoried and organized into boxes according to the chemical incompatibility observed in FISPQ's (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico) or MSDS (Material Safety Data Sheet), tables provided by PROGERE and by consulting of Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos( PGRS) of Embrapa( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). In addition, it was separated in identified reagents and chemical residues and those which there were labeled necessity. 20 boxes were inventoried in total, being identified reagents and 5 of residues( boxes 16-20), totaling 237 passive materials. Identified reagents were registered in PROGERE reagents bank and some residues were neutralized (For example Sodium hydroxide and Hydrochloric Acid). This case study was important and reached their goals, since it results in a better management of these chemical residues, providing traceability and dispose of some waste.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47234
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